Um Sonho Espiritual É Realidade

Recebi uma pergunta: O que é o “sonho” que O Zohar descreve?

Minha resposta: O sentido através do qual percebemos tudo (nosso vaso ou Kli) é chamado “o desejo de receber satisfação”. Nós percebemos a nós mesmos e o nosso ambiente, bem como o mundo inteiro, dentro desse desejo. Nós somente sentimos o que esse sentido é capaz de “pegar”, isto é, somente as coisas que ele decide que são necessárias e que são semelhantes a ele.

Assim, nós não sentimos nada espiritual, desde que a espiritualidade é toda doação e amor. Nós simplesmente não sentimos esse outro mundo, que é organizado de acordo com a doação ao invés de recepção. Nosso estado atual nem pode ser chamado de um sonho comparado ao estado espiritual, porque está mesmo abaixo desse nível. Nosso estado é chamado de Kista de Hayuta – uma rarefeita iluminação que nos dá consciência.

Essa iluminação é um Reshimo (gene informativo) que nos dá a sensação de que existe alguma realidade. Mas, isso é só para que, então, nós trabalhemos para nos elevar à sensação espiritual. A realidade que agora é apresentada a nossos sentidos, então, irá desaparecer, desde que esse sentimento nos é dado de propósito, para que nos sintamos independentes do Criador enquanto passamos por nosso desenvolvimento espiritual. Ela nos capacita a nos desenvolver por nós mesmos.

O nível de “sonho” está situado acima da realidade desse mundo. Além disso, existem muitos tipos de sonhos – bons e maus. Por exemplo: O Zohar nos fala sobre os sonhos dos ministros do Faraó assim como dos sonhos de José.

Um tipo de sonho é quando a pessoa entra nele deliberadamente como se descendesse de um nível elevado para um mais baixo, que é o nível do sonho. Existe um sonho quando um estado chamado “noite” vem, ou escuridão espiritual. Então, nós dormimos e sonhamos sobre uma parte do Mundo Superior.

Por outro lado, um sonho vem da unificação com um grau mais elevado. E por outro lado, para que isso aconteça, a pessoa precisa perder o grau mais baixo. De qualquer modo, estamos falando sobre estados do nosso desejo. O desejo pode estar situado em um nível que está completamente separado da espiritualidade – nesse mundo, ou em um mais alto nível um pouco conectado à espiritualidade. O último é chamado um “sonho”.

Um sonho não é misticismo; ele é a realidade da pessoa que ascende os graus espirituais. Ou ela avança por sua conta e deliberadamente entra no estado de sono, ou esse estado é dado a ela do Alto.