Rumo Ao Nível Humano

709Pergunta: Uma pessoa deve ter algum objetivo na vida, caso contrário, não é vida. Existe uma raiz espiritual para um fenômeno como a busca do sentido da vida?

Resposta: Ao longo de nossa vida, desejos do nível inanimado gradualmente surgem em nós, depois do nível vegetativo, animal e, finalmente, do nível humano. É assim que nos desenvolvemos até atingirmos nosso nível pessoal mais elevado e, então, tendemos à velhice e à morte. Na vida de cada pessoa, isso é puramente individual.

O mesmo acontece em paralelo com a vida em sociedade. Ao longo de todos os estágios do desenvolvimento humano, vemos que ela também passou pelos estágios dos níveis inanimado, vegetativo e animal, e agora está no nível da consciência humana do sentido da vida.

Via de regra, nós existimos como animais, queremos ter nossa própria toca ou covil, para nos reproduzir, ser saudáveis ​​e felizes até os últimos dias de vida e morrer em paz. Tal existência, quando o organismo cuida apenas de si mesmo, é chamada de nível animado porque a pessoa pensa apenas em sua barriga, em si mesma materialmente.

Mas recentemente, a humanidade começou a subir para outro nível. Do nível animado, o próximo nível começa a surgir, o nível humano. Este nível não tem expressão terrena.

Se os níveis inanimado, vegetativo e animado existem na natureza em sua expressão material externa, uma pessoa difere de um animal apenas por ter seu próprio sentido de vida mais elevado e profundo e se desenvolver para compreendê-lo. Em outras palavras, o que está fora de nosso nível animado é chamado de nível humano.

Pergunta: Quantas pessoas estão empenhadas em buscar o sentido da vida hoje?

Resposta: Acho que esses são poucas em relação a toda a humanidade, ou seja, centenas de milhares, nada mais.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”, 02/07/20