“Por Que É Preciso Cuidar Para Construir Uma Sucá Adequada” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Por Que É Preciso Cuidar Para Construir Uma Sucá Adequada

Sucot [Festa dos Tabernáculos] é uma das festas judaicas mais voltadas para a família. Para quem a observa, é uma experiência especial sentar-se dentro da Sucá [a cabana festiva], comer e cantar juntos e celebrar a reunião familiar.

Mas Sucot também tem um profundo significado espiritual e, a julgar pelas instruções de fechamento (lockdown) do coronavírus, parece que nossa relutância em observá-lo nesse nível nos tornou, de certa forma, “indignos” de celebrá-lo como estamos acostumados. O significado espiritual de Sucot tem a ver com a qualidade de nossos relacionamentos.

Como todos os outros feriados judaicos, Sucot simboliza uma fase em nossa transição de pessoas inclinadas à singularidade para pessoas que praticam e defendem a solidariedade. O povo de Israel “inaugurou” sua nacionalidade quando se comprometeu a amar uns aos outros “como um homem com um só coração”, e os feriados judaicos detalham o processo para atingir esse objetivo.

Segundo a tradição, o Schach, o telhado da Sucá, deve ser feito com os resíduos do celeiro e da adega. Este desperdício (resíduo), aquilo que deixamos fora, simboliza os valores que naturalmente consideramos menos essenciais para o nosso sucesso na vida, para a nossa singularidade, nomeadamente os valores pró-sociais. Características como doação, carinho, empatia, solidariedade, responsabilidade mútua e outros valores que tornam a vida social possível geralmente vêm em último lugar em nossa lista de prioridades, depois de termos satisfeito nossas ambições pessoais, o que nunca fazemos. Porém, para a solidariedade, para a construção de uma sociedade sólida e sustentável, eles são os mais importantes.

Fazer o Schach especialmente a partir daqueles elementos geralmente descartados significa que invertemos nossos valores e nos transformamos de indivíduos egocêntricos em pessoas atenciosas e empáticas. Colocar esses valores sobre nossas cabeças, por assim dizer, representa a inversão de nossos valores.

Parece que hoje esses ideais são precisamente o que precisamos para mitigar a raiva que se espalhou por toda a sociedade. Talvez se adotássemos esses valores em nossas vidas o ano todo, não teríamos que celebrar Sucot apenas com nossas famílias conjugais.

Eu desejo que todos nós adotemos esses valores de Sucot para que possamos fazer para nós mesmos um mundo melhor, um futuro mais seguro e uma vida mais feliz.