“Hora De Ir Além Das Máscaras” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Hora De Ir Além Das Máscaras

É hora de os países irem além das medidas de rotina, como usar máscaras e manter o distanciamento social no combate ao surto da Covid-19. Essas medidas foram bons primeiros socorros, mas estão perdendo sua eficácia. É hora de tratar o vírus em um nível mais profundo, o nível social.

Na verdade, o nível social é precisamente onde ele está nos afetando com mais força. Embora o vírus tenha matado mais de um milhão de pessoas em todo o mundo desde o início do surto, esse número é pequeno em comparação com o impacto social, mental e emocional que tem sobre as pessoas.

O distanciamento social que nos é imposto aumenta o isolamento que muitos de nós já sentem e expõe o quão longe realmente estamos uns dos outros em nossos corações. Se nos sentíssemos próximos um do outro, não sentiríamos a distância e não nos sentiríamos separados. Nesse sentido, a Covid-19 é a primeira pandemia social da história da humanidade. Se curarmos nossa sociedade doente, curaremos a pandemia.

Até agora, nós nos aproximávamos de outras pessoas apenas quando convinha aos nossos interesses. Não levávamos em conta o benefício de outras pessoas e as manipulávamos para nossas próprias necessidades. O surto de coronavírus nos impede de fazer isso. A partir de agora, se quisermos nos aproximar de outras pessoas, teremos que pensar primeiro no que é melhor para elas, e assim poderemos decidir se devemos ou não nos aproximar delas. Não seremos capazes de nos aproximar das pessoas como antes – para usá-las e explorá-las em interesse próprio.

Aos poucos, vamos criar um equilíbrio dinâmico onde cada um de nós é como um átomo em uma molécula gigante que é toda a humanidade. Vamos nos mover, mas não em desordem, de acordo com nossos próprios caprichos, colidindo e batendo com outros átomos em nosso caminho. Em vez disso, coordenemos nossos movimentos em completa harmonia e equilíbrio com todos os átomos da molécula. Teremos plena consciência do estado da molécula como um todo e coordenaremos naturalmente nossa posição com a de todos os outros átomos do sistema.

Não precisaremos de cálculos complicados; será natural para nós, pois nosso cuidado por toda a humanidade e por toda a existência nos guiará. Será como se a própria molécula estivesse nos dizendo o que ela quer que façamos, e o faremos em harmonia com toda a realidade. Estaremos vivendo em uma dança sem fim com todas as partes da criação, e essa dança nos dará deleite e vitalidade.

Essa é a lição que o coronavírus está nos ensinando. Se pararmos de resistir a ele e ouvirmos sua mensagem, descobriremos que por trás da máscara e do distanciamento social estão uma grande sabedoria e felicidade que esperam que as encontremos.