Guia Para Mesas Redondas, Parte 19

528.01Pergunta: Qual é essa força que se manifesta no círculo? Às vezes você o chama de Criador, mas isso está imediatamente associado à religião. Às vezes, a natureza, que está associada a algum tipo de prática espiritual.

Resposta: A força geral do círculo se manifesta no círculo, ou seja, a força integral de seus participantes.

Pergunta: Às vezes, a preparação é realizada em silêncio antes do workshop. Quando é melhor usá-lo e em que tópicos?

Resposta: Devemos olhar para o estado do grupo. Acredito que este é um método muito especial de conectar as pessoas à atenção, e só pode ser usado se houver um bom entendimento entre os membros do grupo. Mas este treinamento não é para iniciantes.

Pergunta: Para discussão em círculo, usamos uma variedade de fontes. Podem ser fontes primárias, notícias, situações dramáticas, assistir a um filme, um trecho de um filme. Existe alguma diferença em administrar esses círculos?

Resposta: Não. Todos esses são portadores de informações.

Pergunta: Quais problemas não podem ser resolvidos em uma mesa redonda?

Resposta: Eu acredito que não existem tais perguntas. Essa é uma panaceia para tudo.

Pergunta: Qual é o número ideal de participantes na mesa redonda?

Resposta: Seis a sete pessoas. Mais de cinco e menos de dez. De preferência não mais do que dez pessoas, caso contrário será muito difícil e tudo será formal.

Pergunta: Hoje todos os círculos são virtuais. Que vantagens você vê neles em comparação com os círculos comuns onde as pessoas se sentam fisicamente juntas e se sentem?

Resposta: Nos círculos virtuais é muito difícil entender que todos são iguais, que todos acolhem a opinião comum, procuram ser como uma pessoa. As pessoas devem se conhecer, falar a mesma língua e sentir-se mutuamente. No final das contas, elas irão se dissolver em sua maioria. Mas isso ainda requer um esforço adicional.

Pergunta: Você acha que é eficaz usar músicas durante as mesas redondas?

Resposta: Claro. Tudo o que une é útil.

Pergunta: Qual é o princípio da organização de círculos? Idade, gênero, educação?

Resposta: É desejável que os participantes sejam iguais em todos os sentidos. Para que nenhum signo externo dê preferência a alguém sobre outra pessoa.

Pergunta: Há uma vantagem em observar passivamente a mesa redonda?

Resposta: Sim. Isso pode ser aprendido. É aconselhável fazer um círculo na frente de todos.

Pergunta: Você acha que é aceitável começar um dia de trabalho com uma discussão em círculo e terminar da mesma forma? Não seria apenas uma perda de tempo?

Resposta: Talvez sim, mas devemos tentar fazer isso. Tudo depende do desenvolvimento da sociedade.

Pergunta: O que você deve fazer quando a empolgação inicial com o uso de círculos desaparece e tudo se transforma em uma cerimônia de rotina? Como faço para atualizar este processo?

Resposta: Pare com ele, faça pesquisas sobre por que isso está acontecendo e qual é a desvantagem do nosso trabalho. E comece de novo.

Pergunta: Frequentemente, os chefes no trabalho não aceitam o método do círculo para tomar decisões porque têm medo de perder autoridade, poder. Como resolvemos esse problema?

Resposta: Você não pode fazer nada aqui. Devemos lutar contra isso.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”, 09/07/20

Comente