Para Quem É O Livro Do Zohar?

Laitman_065Zohar para Todos, Torá, “BeHaalotcha” 58: Ai daquele que diz que a Torá vem contar contos literais e as palavras incultas de Esaú e Labão. Se for assim, ainda hoje podemos transformar as palavras de uma pessoa sem instrução em uma lei, e até mais agradável do que as suas. E se a Torá indica assuntos mundanos, até mesmo os governantes do mundo têm entre si coisas melhores, então vamos segui-los e transformá-los em uma lei da mesma maneira. No entanto, todas as palavras da Torá têm o sentido mais alto.

É muito difícil explicar O Livro do Zohar para iniciantes. Este é um livro completamente fechado. Seus textos parecem literários ou históricos, muitas vezes assustadores, místicos.

Quando comecei a estudar com o Rabash, me ofereceram estudar o artigo “Introdução à Ciência da Cabalá” do Baal HaSulam, que é uma das introduções ao Livro do Zohar. Mas todo o método, a técnica do trabalho espiritual, é claramente descrito nele na linguagem da Cabalá e não na linguagem dos sentimentos.

O Livro do Zohar não pode ser usado como um livro texto. Ele só pode ser usado como material para aulas extras para pessoas que estão estudando seriamente a Cabalá.

Pergunta: Que segredos estão escondidos nele?

Resposta: É impossível revelar esses segredos a uma pessoa, porque tudo ficará obscuro para ela, pois ela não tem uma mente correspondente que deve reunir coisas incompreensíveis.

O fato é que uma pessoa que atualmente estuda Cabalá tem uma psicologia terrena comum. Ela deve trabalhar em si mesma até que a Luz comece a mudá-la um pouco e, de acordo com isso, perceberá diferentemente o material que está sendo estudado.

Pergunta: Então por que O Livro do Zohar foi escrito?

Resposta: Para que você tenha algo para estudar, que possa mudar, e na medida de suas mudanças, sinta como o mundo, que costumava parecer unilateral, está mudando, e agora você o vê como integral.

Então você perceberá isso de maneira completamente diferente: complementar, intercambiável, como um todo comum. Toda a natureza inanimada, vegetativa, animada e humana será percebida como um sistema.

Mas você vai viver nisso. Você será incapaz de mudar alguma coisa sem mudar todo o resto.

O Livro do Zohar é um comentário sobre a Torá. Na Torá, absolutamente tudo que diz respeito ao caminho de uma pessoa e de toda a humanidade é registrado do começo até o fim. Somente a pessoa que muda de acordo com a ascensão nos passos espirituais alcança o que está escrito nele.

Da Lição de Cabalá em Russo 26/08/18

Comente