O Menorá – Um Símbolo Da Unidade Das Luzes

A Torá, “Números” 8: 1-8: 2: O Senhor falou a Moisés, dizendo: Fala a Arão, e dize-lhe: Quando você acender as lâmpadas, as sete lâmpadas lançam sua luz para o rosto do menor.

Pergunta: Por que a seção semanal da Torá, BeHaalotcha começa com a descrição do Menorá (lâmpada)?

Resposta: É porque o Menorá (lâmpada) é a personificação da Luz que vem do alto até as almas humanas. É um Menorá de sete velas que é a personificação das seis luzes que descem de cima: Hesed, Gevura, Tifferet, Netzach, Hod, e Yesod. Todas as seis luzes pertencem a Zeir Anpin,uma estrutura que chamamos o Criador.

O Criador é um conceito relativo que simboliza aquele que está acima de nós. Porque Zeir Anpin está acima de Malchut, é revelado como o Criador em relação a nós. Se subirmos ao seu nível, ele sobe acima de nós mais uma vez e assim há um Criador diferente a cada vez: nós mudamos e ascendemos e Ele muda e sobe. Tudo é relativo.

O Criador nos opera e influencia pelas sete Luzes e assim o Menorá é chamado a lâmpada das sete velas (três velas à direita, três à esquerda e uma no meio), que simbolizam a nossa conexão com o criador. Assim, nós mudamos nossos atributos em atributos opostos, os atributos de receber em atributos de doação, e podemos iluminar como Ele.

Três velas do lado direito e três do lado esquerdo simbolizam as linhas direita e esquerda e nós que estamos no meio somos a linha do meio no trabalho espiritual. De todos os itens que simbolizam diferentes atributos da conexão entre o Criador e os seres criados, a lâmpada é o símbolo mais brilhante e mais proeminente desta conexão.

[161881]

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 4/2/15

Material Relacionado:

Uma lâmpada No Coração Humano
Luz Constante
A Menorah É O Símbolo De Uma Grande Ideia