Um Diabo Com Chifres Ou O Nosso Próprio Egoísmo?

laitman_961Pergunta: Você diz que o mundo é governado por Satã, a inclinação ao mal. O que isso significa?

Resposta: Ele é o nosso egoísmo, que tem muitos nomes diferentes: o desejo mal, Satã, diabo, Azazel, etc. Acontece que o nosso mundo é governado por nossos desejos egoístas, não corrigidos. Se eu disser que Satã está dentro de mim, isso significa que a propriedade egoísta existe em mim.

Pergunta: Se Satã é um atributo, por que é desenhado com chifres e cascos?

Resposta: Chifres, cascos e uma cauda são fantasias de todas as pessoas. A propósito, esses elementos também podem ser encontrados na Cabalá, na linguagem corporal que expressa certos atributos espirituais. Por isso, é absolutamente proibido descrever tais imagens e imaginar que existem forças e atributos espirituais com tais formas. Não há nada de mal na natureza, exceto o nosso egoísmo.

Pergunta: Então, por que as pessoas têm descrito Satã de uma forma tão assustadora?

Resposta: Estas imagens apareceram nos últimos 500 anos. Por um lado, Satã é desenhado na imagem de um homem, mas, por outro lado, como uma besta assustadora. É assim como a pessoa inconscientemente se refere a sua inclinação ao mal, o egoísmo, que constantemente nos incita. A palavra “Satã” deriva da palavra hebraica “Leastin“, que significa delatar, provocar, incitar.

De KabTV “Conversas com Michael Laitman” 10/06/15