Uma Única Nação, Resultados Únicos

laitman_434Pergunta: Agora na Rússia há uma grave crise, o isolamento da comunidade mundial. Qual é a razão para esta situação nessa nação?

Resposta: A Rússia é uma nação com muitas contradições. Na verdade, todo tipo de judeus da Europa Ocidental tem vivido lá.

Por muitos anos, começando com o Baal Shem Tov (nos séculos XVI e XVII), a Cabalá moderna desenvolveu-se na Rússia, que transformou sua teoria em Cabalá prática. Assim, o Baal Shem Tov e seus seguidores influenciaram todos os povos que viveram nesta nação multiétnica.

Além disso, esta influência não foi que os habitantes da nação começaram a compreender melhor a cultura judaica. Foi muito mais profundo e realizado a nível interno. Houve uma mudança de paradigma, uma espécie de transformação da atitude das pessoas para com o mundo, a vida, e a si mesmas. Especificamente nisso reside a singularidade do povo russo.

Infelizmente, a crise na Rússia continua a se aprofundar, como se o mundo inteiro estivesse num movimento para frente no sentido de aumentar a proximidade, a dependência geral, mesmo de forma egoísta, embora a Rússia esteja constantemente tentando se isolar de todos os outros.

Muitas nações entendem que isto é impossível e estão gradualmente começando a se reunir. A dependência geral em todo o mundo que está sendo descoberta carrega uma obrigação que é negativa ou positiva. Especialmente no exemplo da Rússia, nós vemos uma dependência geralmente negativa. Nada de bom virá disso. A nação aprenderá com seus erros.

É impossível ir contra a natureza, que está nos reunindo, aspirando ao equilíbrio e à unidade. Este é o objetivo da criação, o seu programa, que deve ser apoiado e deve avançar. A sabedoria da Cabalá explica como devemos abordar isso para que em cada estágio de desenvolvimento social nos sintamos melhor, caminhando juntos com a natureza, com as mesmas forças que nos moldam, e não se opondo a elas.

Mas a Rússia se opõe a essas forças; por isso, ela perderá em muitas áreas, e, como resultado, sofrerá.

Por si mesma, ela não pode prover a si mesma com tudo. No nosso mundo isso é impossível; nenhuma nação pode existir isoladamente. Tudo o que eles falam na Rússia são em substitutos para as importações; isso é algo totalmente irrealista. Hoje ninguém faz isso. Cada nação fabrica um determinado grupo de produtos para o bem comum e os troca, negocia com outras nações.

Eu suponho que na Rússia uma revolução interna e externa deve ocorrer porque esta nação ainda existe no regime czarista. Nada mudou na sua conduta das gerações anteriores. Se o Czar foi substituído por Lenin, depois por Stalin, depois por Khrushchev e Brezhnev, e agora Putin, não obstante, todos eles geriram e continuam a gerir de acordo com os mesmos métodos. Não ocorreu nenhum avanço. E até os dias de hoje, a autocracia continua no poder.

No mundo moderno de hoje, este fenômeno é um terrível anacronismo. Essas nações não existem nem mesmo na África.  Assim, o isolamento será simplesmente um desastre para uma grande nação se eles não chegarem a um entendimento de que devem mudar conscientemente, passo-a-passo, a sua atitude para com o mundo, para com a vida, para com eles mesmos.

De KabTV “O Ano Novo” 25/12/14