As Raízes Do Antissemitismo, Parte 3

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como o fato dos judeus terem duas forças, recepção e doação, dá-nos flexibilidade e inteligência especial que não está disponível para os outros?

Resposta: Vamos supor que você tenha um olho que lhe permite ver tudo, mas de uma forma superficial, sem profundidade ou visão periférica. Essa é a imagem que se formaria se você fechasse um olho e se o cérebro não completasse a imagem em sua forma usual.

O judeu tem dois olhos, duas forças que ele usa para ver a profundidade das coisas. Ele vê como elas funcionam de forma mútua e como utilizar uma força com a outra para o benefício do progresso. Ele entende de antemão o que pode resultar do plano.

Os judeus têm um grande potencial, em comparação com outras nações, mas não sabemos como usar esse potencial. De fato, após o povo judeu vir para a terra de Israel da antiga babilônia há 3500 anos, os judeus alcançaram amor e união entre as pessoas, e quase imediatamente, nós começamos a nos deteriorar e a descer do nível de preocupação e conexão mútua.

Isso é chamado de destruição do Templo Sagrado. Toda santidade e doação mútua que tínhamos alcançado começaram a desaparecer gradualmente. Depois de 1000 anos, em vez de amor ao próximo, o que foi revelado entre nós foi o ódio infundado. Isto é chamado de destruição.

Depois nós entramos num estado chamado de exílio, porque entre nós não havia mais a força de conexão, mas apenas a força egoísta. No entanto, isso nos mantém juntos, mas só por causa do nosso medo do mundo, das nações do mundo que estão dispostas a nos atacar e destruir. Elas nos expulsam de um país para outro, porque nós somos uma nação que ninguém entende. No início, elas recebem todo o possível de nós, e mais tarde nos expulsam. E tudo isso é porque caímos do amor ao próximo ao ódio infundado.

Isso significa que agora há apenas a força egoísta que age dentro de nós, como no mundo todo. Apesar disso, ainda há o potencial em nós de voltar ao estado em que possuíamos duas forças, para subir acima do ego e cobri-lo com uma cúpula de amor.

Apesar de estarmos no exílio e realmente não possuirmos a segunda força, uma vez que ela só existe em potencial, certa iluminação age sobre nós, porque muitas gerações atrás, nós estávamos na espiritualidade. Algo permanece em nós: essa iluminação que agirá sobre nós quando voltarmos à espiritualidade. Esta é a razão de termos conseguimos mais do que o resto das nações do mundo.

De KabTV “Uma Nova Vida” 25/11/14