Uma Transformação Surpreendente

Pergunta: Como é possível transformar os desejos do público em geral, de necessidades materialistas para as espirituais?

Resposta: Em primeiro lugar, temos de explicar às pessoas que, em qualquer caso, estão à procura de satisfação interior. Mesmo quando apenas compramos algum objeto ou organizamos algo para nós mesmos, para um amigo, ou para a família, ainda sentimos prazer. É possível medi-lo, talvez, pelo valor despendido ou sob a forma de esforços investidos, mas é sempre em sentimento.

Portanto, sentimentos são a coisa principal. Nós trabalhamos para eles, fazemos esforços, vivemos e criamos os filhos. Estes são os sentimentos do eu, da vida, do sucesso.

Em segundo lugar, todos nós estamos sob a influência de um ambiente que nos obriga a medir o sucesso na vida através de realizações materiais: Um carro, um apartamento, roupas, uma casa de prestígio ou local de férias. Mas, basicamente, tudo isso só é exigido para que possa sentir algum tipo de satisfação dentro de mim. Afinal, uma pessoa não insere a casa, roupas, ou o carro para dentro de si, ela traz um sentimento dentro de si mesma, através do qual ela quer ser preenchida.

Então, precisamos criar possibilidades de realização como estas para todos, de modo que eles serão supridos com o que for necessário. Simultaneamente, eles não vão sofrer se os outros estão em melhor situação, buscam algo inimaginável e efêmero, ou constantemente reprovam-se porque a grama do vizinho está mais verde.

As pessoas vão sentir auto-satisfação. Elas serão liberadas da influência das massas. O sucesso externo de alguém vai parar de envenenar a vida delas, e elas vão parar a busca de frescuras desnecessárias.

Devemos explicar às pessoas que o mecanismo ideológico de uma pessoa depende de seus sentimentos, e podemos controlá-los. Isso significa que ensinamos a todos como estar satisfeitos em cada situação.

Vou revelar um pequeno segredo. Não há mundo espiritual. Na mesma medida que concordamos completamente com o que está acontecendo conosco, este mundo se torna espiritual.

Tornamo-nos Hafetz Hesed, ou seja, não queremos nada para nós mesmos e alcançamos a característica de Biná. Ao transformar isto para doação, nós atingimos o nível de Hochmá. E Hochmá e Biná, juntos, nos dão o nível de Keter, o nível mais alto, Olam Ein Sof (o mundo do Infinito). Portanto, não é o mundo que nos rodeia que é alterado, em vez disso nosso sentimento do mundo é mudado. Isso ocorre porque a Luz está em repouso absoluto e tudo depende apenas de nossa correção.

Para uma pessoa que está enredada em seus problemas materialistas, explicamos que, em princípio, ela pode ser feliz a cada momento de sua vida, porque as nossas sensações são desejos. E se ela vai realizá-los no caminho certo (nós a ensinamos a fazer isso), então ela vai ser mais feliz do que a mais poderosa, mais rica, famosa e bem sucedida pessoa no mundo inteiro.

Nós damos-lhe a possibilidade de ser realizada. E esta é a sabedoria da Cabalá, a sabedoria da realização. Basicamente, nosso método equivale a isto: no momento em que uma pessoa começa a estar satisfeita com a realização coletiva em vez da realização pessoal, ela vai imediatamente começar a sentir-se no mundo superior.

[138558]

Da conversa na convenção Sochi 9/6/14

Material Relacionado:
A União Calorosa
Afundar Numa Nuvem De Felicidade