Por Que Você Precisa Deste Problema?

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Paz:” Os anjos perguntaram ao Criador: “O que é o homem, para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Por que você precisa deste problema?”…

Há uma alegoria sobre um rei que tinha uma torre cheia de coisas boas, mas sem convidados. Que prazer tem um rei em sua torre cheia?

“Anjos” representam a essência das forças da natureza, como a gravidade, a força eletrostática, magnética, etc. E a questão é clara: “Se toda a realidade é Suas forças, isto é, Sua manifestação perante a matéria do desejo, como é que esta matéria se beneficia de tudo o que Você faz com ela, movendo-a de um estado para outro?”.

O Criador responde: “Eu quero criar um homem como uma fusão de elementos, como uma combinação de princípios para que sua conexão produza algo novo, que não seja Minha consequência direta”.

O nível humano (Adão) está acima dos “anjos”, acima das leis da natureza que não deixam espaço para o livre arbítrio. O ser humano está sobre eles, ele é capaz de ter livre escolha. “Anjos” não entendem a sua criação, porque são apenas forças do Criador atuando na criação. Mesmo nisso, em Suas derivativas, imutáveis e ​​subordinadas leis, um ponto especial de liberdade é revelado.

Isso decorre do Criador e chega à criatura. Isto significa que, nesta criação Ele cria algo autônomo, independente – em primeiro lugar de Si mesmo…

Portanto, como? Pode um desejo independente, separado Dele, oposto a Ele, e igual em poder, enfrentar o Criador? Afinal de contas, isso vai levar a um conflito, a uma colisão, a um “desastre”. “Anjos” não entendem como o Criador, o Bom que faz o Bem, pode permitir isso.

E o Criador respondeu-lhes que, de fato Ele tinha uma torre cheia de coisas boas, mas só esta humanidade foi convidada para isso.

Em outras palavras, apenas com a condição de que se as pessoas passem por problemas e dificuldades, que as incentivarão a pensar e a obter um desejo independente, elas serão capazes de participar daquilo que Ele preparou para elas.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/07/13, Escritos do Baal HaSulam