A Insuportável Fragilidade Da Vida

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Paz no Mundo:” Primeiro, todos devem entender completamente e explicar ao seu entorno que o bem-estar da sociedade, que é o bem-estar do Estado e o bem-estar do mundo, são totalmente interdependentes. Enquanto as leis da sociedade não forem satisfatórias para cada indivíduo no Estado, e deixarem uma minoria insatisfeita com o governo do Estado, essa minoria conspira contra o governo do Estado e visa a derrubá-lo.

Antigamente, era diferente, mas hoje, como resultado do liberalismo, da corrida armamentista e da estrutura especial da sociedade, até mesmo um pequeno grupo de pessoas é capaz de minar as bases de países inteiros. O mundo está mais frágil do que nunca: o mínimo de distorção, qualquer desordem, qualquer discordância, mesmo em uma coisa pequena, se transforma num grande problema que pode destruir todo o edifício. A tecnologia e os meios de destruição foram longe demais, a política é muito hipócrita, a ordem social é muito vulnerável.

O mesmo acontece na família: uma discussão trivial pode afastar suas partes uma da outra. A Internet, em geral, oferece possibilidades inimagináveis: vários “pirralhos” sentados na frente da tela podem ganhar milhões no “espaço virtual”, mas também podem minar as bases de empresas, bancos, países, qualquer coisa.

Acontece que hoje em dia um punhado de pessoas pode causar danos consideráveis ​​para todo um país. Além disso, quanto mais desenvolvido o país, mais vulnerável e sensível ele é a greves de grupos individuais.

O mundo se tornou muito sensível aos menores atritos e diferenças. Esta tensão entre as suas partes só vai aumentar até que ela nos leve ao entendimento de que, gostemos ou não, temos que encontrar um terreno comum para todos, um denominador comum, livre de qualquer tipo de desacordo, imbuído de integridade e unanimidade. Isso parece algo totalmente irreal. No entanto, a lei da perfeita unidade integral mundial manifesta-se diante de nós com mais clareza.

É por isso que o mundo precisa de um bem-estar completo, total. Ele não vai ser capaz de viver fragmentado em partes, setores e facções de poder; ele não será mais capaz de lutar em sua própria discordância. Seja como for, nós já vemos que a natureza nos empurra para a totalidade. O que não está unificado não tem o direito de existir.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 17/07/13, Escritos do Baal HaSulam