Lágrimas Não Vão Ajudar

Questão: Agora que há uma tempestade na América e as pessoas estão preocupadas, podemos transmitir-lhes a nossa mensagem através do coração e não através da mente?

Reposta: Sim, acontece que eu não escrevo romances, e eu não consigo expressar sentimentos como eu gostaria. Eu sou construído de forma diferente, consigo chorar quando vejo uma fórmula, quando eu olho para os seus componentes, como na medicina, quando um paciente que olha para os seus exames médicos vê alguma catástrofe refletida neles. Pode parecer que são apenas números, mas eles evocam uma tempestade de emoções nela.

É o mesmo aqui. Estamos interrompendo a lei da natureza básica, a lei do equilíbrio, é como dobrar uma barra de ferro: a partir de determinado ponto ela quebrará, mas, por enquanto, parece que ainda temos alguma margem de segurança. É assim que sempre acontece: há um limite para até onde você pode ir, mas você não deve ultrapassar esse limite.

Nós devemos explicar isso às pessoas de diferentes maneiras. Aqui está a raiz de todos os nossos problemas. Devemos dizer-lhes a verdade: nós podemos chorar consigo, mas não vai ajudar. O choro é apenas uma tolice, e temos que localizar o problema real. O verdadeiro problema é que estamos indo contra as leis da natureza. Basta olhar para as estatísticas dos desastres naturais mesmo no ano passado. Não importa que os especialistas nem sempre concordem quanto ao seu caráter antropogénico. De uma forma ou de outra, elas derivam das leis da natureza, e por isso temos de aspirar ao equilíbrio.

Nós poderíamos ter feito isso mais cedo e então não teria havido crise económica, crise na família, na educação, etc.. Mas hoje uma crise geral está sendo revelada, com maior intensidade em muitos aspetos. Porquê? É porque nós não corrigimos o desequilíbrio quando os seus primeiros sinais eram menores. “Oh, que é que tem se há mais divórcios? Que é que tem se as crianças são indisciplinadas? Que é que tem se os media são corruptos? Que é que tem se se pode comprar e vender tudo? “Nós não prestamos a atenção ao ego crescente que cada vez mais nos afasta do equilíbrio, e o resultado de tudo isso será um colapso total. Primeiro é revelado na economia, depois nos desastres naturais, depois na fome global, etc.

Portanto, não devemos demorar. Temos que explicar cientificamente às pessoas porque o equilíbrio, a homeostasia, é essencial. Há bastantes artigos sobre isto e provas sólidas.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 31/10/12, “Matan Torah (A Entrega da Torá)