Criando Uma Família Espiritual

Dr. Michael LaitmanPergunta: Será que a família constitui um sistema fechado? Como é possível usar corretamente a tensão que ela cria?

Resposta: Hoje em dia, a família sobe do nível animal ao nível humano. Se as pessoas compreenderem isso, elas precisarão criar um tipo completamente novo de família, que entra em contato entre si e cria uma célula familiar integral correta. Esta célula não é baseada nas conexões animais, nem no dinheiro compartilhado, nem nas crianças, já que para este propósito as instituições e os sistemas foram criados, o que, em princípio, se responsabilizam por isso.

Hoje, dentro de uma família, as pessoas não são capazes de permanecer juntas, já que os casais não estão mutuamente vinculados de alguma forma desde o seu nível comum interior. O nível anterior permanece muito atrás: nós já não somos materialmente dependentes uns dos outros, não temos que estar juntos; eu não estou ligado à família ou ao lar, nem às crianças, à religião, à minha aldeia, ou ao meu trabalho, etc. Hoje, a pessoa é livre: ela comprou um bilhete, voou para algum lugar e você nem sabe onde. Ela pode desaparecer até ao final da vida em algum canto do mundo. Quem sabe!

Em Moscou, há um programa de TV popular chamado “Eu estou procurando você”, onde as pessoas procuram umas às outras. Isto é, em princípio, o chamado dos tempos. As pessoas desaparecem, saem e nem sequer tentam dar notícia sobre si mesmas! Uma pessoa encontra algo completamente diferente, e é como se descobrisse uma nova vida.

Nós devemos entender que a família elevou-se do nível animal para o humano. Se nós estamos nesse nível, não há razão para eles estarem juntos, para contemporizar, para se conectar. Eles não vêem benefício ou lucro nisso e não vêem que forma de espiritualidade precisam criar entre si ou a forma de gerar filhos espirituais e não físicos, de modo a criar essa mesma célula que será chamada “família espiritual”, e não apenas uma célula que está ligada por causa da propriedade compartilhada, um apartamento, ou carro, etc. Se não trouxermos a pessoa a isso, não haverá uma família. Isto é totalmente certo!

Nós precisamos ensinar as pessoas a criar uma família espiritual agora, ou seja, estar mutuamente conectados no próximo nível, não no nível corporal, onde cada pessoa pode se dar bem por conta própria.

Da “Discussão sobre Formação Integral” 08/07/12