O Dia Inteiro É Uma Preparação Para Uma Hora de Estudo

Recebi uma pergunta: O trabalho em relação à intenção que devemos ter durante o estudo do Livro do Zohar deve ser feito durante o dia, bem antes da aula?

Minha resposta: A pessoa deve trabalhar com a intenção durante todo o tempo. O mundo está disposto de tal maneira que nós estamos em contato com o grupo e os estudos somente por um breve intervalo de tempo.

Milhares de pessoas em todo o mundo estão assistindo a aula agora. Muitos estão ouvindo através de traduções simultâneas. Existem aqueles que entendem a tradução com muita dificuldade, porque ela só está disponível nos principais idiomas. Porém, não faz nenhuma diferença para o avanço espiritual dessas pessoas. Com respeito ao Zohar, estamos todos na mesma posição. Chegamos à aula como a um posto de gasolina. Nós nos abastecemos com a Luz e então vivemos nela durante as horas restantes.

Nosso mundo é organizado de tal maneira que nós trabalhamos um terço de nossas vidas, dormimos outro terço dela, e desperdiçamos outro terço em várias besteiras. Somente restam uma hora ou duas, as quais nós arrancamos do nosso sono e usamos para estudar.

No entanto, quando começamos a estudar, precisamos entender que toda nossa vida está organizada corretamente, e não deveríamos trabalhar somente por falta de uma melhor escolha. O Criador organizou de propósito esse processo para nós. Se chegarmos à aula mesmo por uma hora, isso deveria ser o suficiente para nos fazer permanecer com a meta pelas restantes vinte e três horas e preparar nossos desejos para aquela uma hora de estudo.

Mais de 2000 anos atrás no deserto do Negev viveu uma pessoa chamada Bar Bi Yoma (o aluno por um dia). Ele era um camponês que trabalhava no campo. Quando seu trabalho da estação estava feito e ele podia deixar sua casa, ele andava até Jerusalém. Depois da viagem até Jerusalém, ele tinha somente um dia disponível para estudar a Tora; no dia seguinte ele teria que voltar para casa para trabalhar.

Em honra a esta pessoa, existe um costume hoje em dia para todos estudarem por um dia no ano. Naquele tempo os sábios disseram que seu estudo por um dia era igual em valor ao estudo contínuo pelo período de um ano porque ele iria aspirar por esse dia durante todo o ano.

Assim, se nós esperamos essa uma hora da aula pelas vinte e três horas restantes do dia, todas as 24 horas são contadas a nosso favor. Isso nos mostra quantas horas são necessárias para preparar o desejo por uma hora de estudo.

Dessa forma, tudo depende da preparação. Nós devemos gastar todas as outras horas preparando-nos para uma hora de aula do Zohar.

Material Relacionado:
Tornando-se sábio em um dia ao comparecer a um congresso de cabala

Comente