“O Que Vem Depois Do Capitalismo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Vem Depois Do Capitalismo?

A humanidade se desenvolve por meio do ego que cresce nela. O ego humano nos desenvolve de tal forma que sempre pensamos que algo positivo está à nossa frente. Pelo menos no passado, sempre pensávamos que algo de positivo estava diante de nós e corríamos para encontrar o futuro. Repetidamente, nós nos desenvolvemos como um bebê que cresce e se torna um adulto maduro.

Achávamos que íamos rumo a uma cultura, economia e mundo melhores e, se nos sentíssemos mal na época, pensávamos que nossos filhos se sentiriam muito melhor.

Foi assim que nosso mundo se desenvolveu de acordo com o crescimento do ego humano, e isso nos levou aos nossos tempos atuais, quando não nos vemos mais rumo a um futuro melhor.

Hoje, ficamos desiludidos com nosso desenvolvimento e nos encontramos diante de um grande dilema: por um lado, se continuarmos nos desenvolvendo por meio de nosso ego, o nazismo emergirá globalmente, assim como uma Terceira Guerra Mundial.

Ou implementaremos o altruísmo em todo o mundo.

A última opção é possível se percebermos que o altruísmo é a lei da natureza. Em essência, o altruísmo é a própria natureza. Mereceremos a vida e as forças da vida, e seremos salvos da destruição, com a condição de observarmos esta lei. Semelhante a como observamos que as leis da física, química e biologia nos trazem resultados positivos, se observarmos a lei da natureza – o altruísmo – na sociedade humana, como em um corpo vivo, mereceremos uma estrutura altruísta positivamente conectada e alcançaremos o equilíbrio com a natureza, igualdade entre a sociedade humana, bem como felicidade, confiança e segurança.

Se não conseguirmos realizar conexões positivas alimentadas com a qualidade altruísta da natureza, podemos esperar um futuro muito infeliz de sofrimento, com o nazismo se espalhando por todo o mundo e, junto com ele, uma severa destruição.

Baseado em uma Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006.
Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.