Se Mudarmos, A Natureza Mudará

720Pergunta: A necessidade de conexões sociais nos é dada desde o nascimento. O cérebro de qualquer pessoa reagirá ao isolamento social e à dor física. Pessoas isoladas são mais propensas a morrer de várias doenças.

Boas conexões sociais trazem mais satisfação do que dinheiro. Experimentos demonstraram que a confiança no trabalho entre os funcionários é igual ao gozo de um aumento salarial de 30%. Em outras palavras, a cooperação produz mais resultados que a concorrência.

Existe um paradoxo: nós entendemos a importância das conexões sociais, mas não nos preocupamos com seu desenvolvimento no nível do indivíduo ou de um país. Em nenhum país existe um programa nacional sobre aproximação entre as pessoas, sobre o estabelecimento de conexões sociais sensoriais, não há explicação de quanto elas afetam nossa fisiologia. O que é isso?

Resposta: É o mesmo egoísmo. Talvez gostássemos, mas ao mesmo tempo existe uma chamada “natureza má” em nós, ou seja, o egoísmo, que não nos deixa tratar um ao outro positivamente. Pelo contrário, nos coloca em oposição um ao outro e nos força a estar em uma luta constante.

Em nossa natureza, existem dados iniciais que não podemos simplesmente ignorar, apesar do fato de que boas relações na sociedade podem gerar enormes lucros, dividendos e proporcionar um nível incomparavelmente maior de desenvolvimento e segurança. Imagine se nos tratássemos como uma família e libertássemos nossos recursos e forças da corrida armamentista; viveríamos em um paraíso!

Pergunta: E talvez nada disso seja necessário porque é contra a natureza? Devemos viver de acordo com leis egoístas, as leis da selva?

Resposta: Agora estamos vivendo de acordo com leis egoístas. Mas não podemos viver de acordo com as leis da selva, ou vamos nos matar. Portanto, existem certos regulamentos sobre onde e como podemos permitir o uso da força. Esses são códigos criminais e todos os tipos de outras estruturas nas quais tentamos coexistir.

Mas, em geral, a humanidade é infeliz. Hoje estamos chegando à conclusão de que não podemos escapar da nossa conexão. É necessário, importante e cada vez mais exigido pela natureza ser global, integral e mútuo. Por outro lado, o egoísmo não nos deixa fazer isso.

Pergunta: Mas você sempre diz que devemos viver de acordo com as leis da natureza. E na natureza tudo se baseia no egoísmo natural, e cada um devora o outro. É assim que devemos ser? Nós somos uma extensão da natureza.

Resposta: Não. O que acontece na natureza é um reflexo da sociedade humana, onde todos se devoram.

O fato é que o nível superior da natureza afeta seus níveis inferiores. Portanto, uma sociedade humana construída sobre o egoísmo tem o mesmo efeito em níveis inferiores. Por causa disso, o lobo não pode viver ao lado das ovelhas, e o menino não pode andar com elas.

Tudo depende apenas do relacionamento na sociedade humana. Se mudarmos, toda a natureza mudará.

De KabTV, “A Era Pós-Coronavírus”, 30/04/20