Incompatibilidade Do Homem Com A Integralidade Da Natureza

709Pergunta: Você continua dizendo que o vírus e tudo o que acontece conosco são enviados pela natureza. O que você quer dizer com isso?

Resposta: A natureza é tudo o que nos rodeia: a natureza inanimada, vegetativa e animada, e a sociedade humana.

Os níveis inanimado, vegetativo e animado agem instintivamente de acordo com as leis que esse sistema desperta neles. Portanto, não há contradições internas.

Uma pessoa consiste em duas qualidades: a qualidade egoísta que a faz pensar apenas em si mesma e a qualidade da conexão com o mundo inteiro ao seu redor.

Aqui, uma contradição se manifesta: uma pessoa é o oposto do mundo. Chamamos essa oposição de “egoísmo”, que não está presente na natureza inanimada, vegetativa ou animada. Para atingir seus objetivos e desejos de se tornar maior, melhor, mais rico e mais poderoso, o homem está pronto para destruir toda a natureza circundante e ele tem todas as possibilidades para fazer isso.

Aqui surge o problema: o que pode ser feito com uma pessoa para que ela se torne uma participante orgânica dentro deste sistema, parte integrante da natureza, e para não sair dela e fazer com ela o que quiser?

De ano em ano e de geração em geração, o homem se torna cada vez mais poderoso. Ele mata a natureza, submete-a debaixo dele e faz coisas que ele nem precisa fazer. Por quê? Só porque é necessário satisfazer seus pequenos interesses pessoais.

Ele queima florestas, drena reservatórios e faz de tudo para ganhar dinheiro neste momento, para fazer algo para satisfazer seu egoísmo estreito, embora seja absolutamente irracional. Ele simplesmente destrói a natureza.

Pergunta: Mas não somos parte da natureza?

Resposta: Por um lado, fazemos parte da natureza e não podemos sair dela. Por outro lado, temos uma qualidade egoísta que nos coloca acima da natureza.

Pergunta: A natureza tem suas próprias leis: a lei da gravidade, a lei da termodinâmica, etc. Nos últimos cem anos, a humanidade descobriu mais de 200 leis físicas. Com quais delas nós, humanos, não nos conformamos?

Resposta: Não estamos em conformidade com a lei integral da natureza, porque tudo está interconectado e está no estado de um sistema fechado que deve se sustentar. Nós vamos além da estrutura da natureza integral, acreditando que podemos fazer qualquer coisa porque precisamos dela naquele momento.

Digamos que quero ser mais rico que os outros. Isso não se justifica, mas eu quero e, por isso, corto florestas, extraio petróleo e poluo o ar. E isso não importa para mim, o principal para mim é alcançar meu próprio objetivo egoísta.

O mundo animal não tem tais objetivos. Seu único objetivo é alimentar-se e criar seus filhos. Além desses objetivos animalísticos, o homem tem outro objetivo: superar os outros. Isto é devido ao nosso egoísmo que nos empurra a usar todo o possível no mundo ao nosso redor para alcançar esse objetivo.

De KabTV “A Era PósCoronavirus”, 02/04/20