Nós Não Podemos Pagar Com A Mesma Moeda

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se o povo de Israel é destinado à unidade e um objetivo exaltado, então por que os judeus matam um adolescente árabe?

Resposta: Porque o povo de Israel caiu do nível do Primeiro Templo e quebrou. Sua condição atual é pior do que a das nações do mundo. Nós ainda pensamos que somos de alguma forma melhor do que os outros, que somos naturalmente mais compassivos e dotados de outras nobres intenções, que às vezes nós apresentamos maior cortesia e nos ajudamos mais em comparação com outras nações.

Isto foi particularmente evidente durante o período do exílio, quando o suporte e a caridade eram vitais para a sobrevivência. Isso é tudo verdade. Mas, de fato, nestas pessoas estão vasos quebrados, desejos. Naturalmente, por enquanto, eles ainda estão dormentes, mas podem despertar. Em geral, a Torá define uma abordagem simples para situações semelhantes à que estamos vivendo hoje: você deve parar o agressor antes que ele mate você, mas, além disso, todas as suas outras ações devem visar apenas à correção. Essa correção se manifesta através da unidade de acordo com o princípio “Do amor pelas criaturas ao amor pelo Criador”.

Se alguém quer nos matar, nós temos que tratar de questões de segurança e proteger nossas vidas, mesmo à custa da vida do inimigo. Mas tudo o resto, com exceção de nos defender (ou seja, a correção corporal), deve ser realizado por meio da correção espiritual.

Quanto a matar um adolescente árabe, esses casos devem ser tratados como qualquer outro crime semelhante. Não há lugar para complacência; as pessoas não podem fazer o que quiserem. Digo isto no contexto da correção do mundo: nós temos o direito e devemos destruir qualquer um que venha nos destruir se não houver outra opção. Mas, por outro lado, nós temos que empregar apenas o poder da nossa correção espiritual. E tudo isso está acontecendo somente porque estamos atrasados ​​neste caminho. Só a salvação da vida individual pode ser justificada, porque se eu morrer, que correções eu posso fazer?

Pergunta: Portanto, o que vamos fazer nesta situação particular?

Resposta: Como eu já disse, nós precisamos nos unir. Não há mais nada que possamos fazer. Nós devemos nos unir cada vez mais, até que nos tornemos como um homem com um coração. Isto significa que não estamos fazendo o que devemos fazer. Toda a negatividade que vem de nossos vizinhos e de nós é apenas o resultado. Nós somos os únicos responsáveis ​​por ambas.

Na verdade, existem muito poucas pessoas em nossa cidade que rejeitam a nossa verdadeira correção e acreditam apenas na solução militar para o problema. Elas ficariam felizes em pagar os árabes de volta com a sua própria moeda. Mas eu vou argumentar que este não é o nosso caminho. O próprio desejo disso, mesmo um pensamento ou anseio de fazer com eles o que eles fazem conosco é uma falha acusando que não temos nenhuma conexão com a verdadeira correção. Isso ainda não está circulando em nosso sangue, e nós não entendemos que só a relação correta entre nós vai resolver a situação. Ainda assim, quando nos reunirmos, todas as emoções tempestuosas irão diminuir, não só em Israel, mas no mundo todo.