Como Devo Pedir De Modo Que O Meu Pedido Se Torne Realidade?

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é uma oração?

Resposta: A oração é chamada de trabalho no coração. Mas por que trabalho? Será que não sei o que quero? Não. Eu não sei o que quero, e não sei o que querer – este é todo o nosso trabalho – para nos estabelecer corretamente.

Mas se esta é uma deficiência, o que posso fazer? Um bebê chora sem saber o motivo, ele simplesmente se sente mal. Uma pessoa que revelou diferentes Reshimot (reminiscências) sentiu o gosto de receber e doar e já sabe o que a faz se sentir mal e o que a faz se sentir bem. Então, ela pode apontar para uma deficiência específica. Não é apenas uma deficiência, não na forma, mas uma deficiência onde existem diferentes descrições e discernimentos.

Portanto, o que devo fazer? Não só gritar como um bebê, mas descobrir o que exatamente você deseja. Suponha que eu queira amar um amigo que não amo. Eu tenho que sentir uma deficiência por isso. Diz-se: “Torne o seu desejo como o dele”. Mas como eu posso fazer isso se não tenho nenhum desejo por isso?

Realize ações diferentes e através delas você vai ver em que medida não quer isso. Mas ao realizar essas ações, você investe suas forças e estas lhe trazem tristeza, que você não quer as coisas que deve realmente querer.

Eu quero comprar uma casa, por exemplo, mas para fazer isso tenho que me esforçar, trabalhar e me preocupar. Eu não tenho força para fazer isso e não desejo, mas quero comprar uma casa. Isso está errado. A pessoa deve processar o seu desejo de modo que o desejo esteja conectado à meta.

Então, o que é uma oração? A oração não é apenas um pedido que eu tenho agora, é uma série de ações onde eu estabeleço o pedido pelo qual viverei mais tarde. Cada vez eu processo e corrijo a minha deficiência num grau maior, de modo que minha oração seja processada o mais corretamente possível, com mais precisão e de forma mais acentuada.

A oração é chamada de Malchut, uma deficiência, e eu devo constantemente me preocupar com ela. Não há nada mais com que eu deva me preocupar, exceto com a deficiência certa. Portanto, diz-se: “Somente se ele orou o dia todo”. Não é a mesma oração como uma pessoa que cai no chão ou lê a partir do Sidur (livro de orações). Não. A oração é quando eu esclareço internamente, como ela diz sobre Malchut: “Eu sou uma oração”. Isso significa que a pessoa diz: “Esta é a minha oração, esta é a minha deficiência!”. E não o que está escrito em algum lugar ou algo que eu tenha ouvido ou me ensinaram.

Assim, “eu sou uma oração” significa purificar-me de diferentes impressões externas e esclarecer internamente minha verdadeira deficiência, o meu “eu”. Esta é Malchut. Para tal oração, a pessoa recebe uma resposta do Alto, uma vez que é deficiência esclarecida.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/11/12, O Zohar