Vamos ligar a luz

Pergunta: Costumamos dizer que temos que jogar um relacionamento correto no grupo. O que é este jogo?

Resposta: O jogo estimula o nosso avanço. Nós atribuímos o jogo para as crianças porque elas crescem e passam por estágios de desenvolvimento. E, portanto, aqueles que não jogam mais, não se desenvolvem mais.

Toda vez que eu me definir em um estado atual, examiná-lo e ter uma idéia certa para mim, esta imagem do futuro que eu gostaria de estar, esta transição de um estado para outro, é chamado de jogo. Estou jogando para estar nesta próxima imagem, para adquirir esta forma.

Em um jogo, nós descrevemos geralmente como podemos nos beneficiar, ganhar, e conseguir algo. Há um jogo externo de alcançar alguns objetivos externos, e há um jogo interno, quando eu fizer mudanças dentro de mim. Mas cada uma é um jogo.

 

Tudo o que se desenvolve sempre tem um estado desejado e a realidade, a idéia da meta para o futuro, e a aspiração para isso. Isso acontece nos níveis vegetativo e animado, e não apenas com o homem. Para uma planta o jogo é em sua célula, para um animal é com ele mesmo ou com outros animais, e isso também ocorre no nível da fisiologia humana.

 

O homem é considerado como “Adão” e quer tornar-se semelhante ao Criador em jogar precisamente este jogo: como se tornar como ele. Para fazer isso, ele tem que pensar dessa forma o tempo todo: O que significa ser semelhante ao superior, para ser igual e aderir a ele, para assemelhar-se a Ele em propriedades e jogar este jogo no grupo.

 

Isto significa que, juntos, temos que imaginar um estado onde na conexão entre nós, retratamos a imagem do Criador no nosso vaso mútuo. E para conseguir isso, tem que haver total igualdade e parceria. A palavra “amigo”(Haver) deriva da palavra “conexão”(Hibur),e a conexão só é possível entre iguais, sob a condição do dom recíproco e do amor, a garantia mútua.

 

Nós não somos desse jeito, mas se os amigos e eu tentarmos jogar como se estivéssemos em tal relação, a nossa forma do futuro, então estamos constantemente lutando por uma conexão e desejo compartilhado de assumir a forma de doação mútua. E no instante em que recebemos essa forma de doação, vamos sentir a Luz para que de fato nós finalmente completamos nossa conexão! E então a luz acende! Esta é a revelação do Criador.

 

E assim, nós a acendemos a luz cada vez mais e mais acima de todos os obstáculos. Afinal, não há jogo sem obstáculos.

[49206]

Da parte 1a. parte da Lição Diária de Cabala de 25/07/2011, Shamati # 39