Textos arquivados em ''

Como Se Comportar Em Relação Ao Seu Ambiente

597.02Ao longo do dia, encontro-me em todos os tipos de situações sociais, e devo sempre posicionar-me e determinar a forma adequada de percebê-las para que esses ambientes não só não me prejudiquem em relação ao meu objetivo principal, como talvez até me ajudem.

Suponha que, por necessidade, eu me encontre em uma reunião de pessoas fúteis onde todos conversam sobre isso e aquilo, falando bobagens. Mesmo assim, posso aprender o quanto meu próprio ambiente é mais importante para mim e o quanto são banais as coisas que ocupam as pessoas que estou observando naquele momento. Não sinto desprezo por elas, mas tal exposição ao mundo também pode me ajudar a perceber o quanto são importantes as coisas que possuo e o quanto é importante a vida que levo.

Afinal, tudo se compreende por meio da comparação. Meu tempo no trabalho, em casa e em todos os tipos de outras situações pode, na verdade, me ajudar a apreciar melhor o ambiente em que estou inserido e a reconhecer a importância de objetivos sublimes para as pessoas presentes neste espaço.

Comentário: Mas estou falando do ambiente composto por pessoas boas.

Minha Resposta: Se estou entre pessoas comuns, não ladrões ou assassinos, mas pessoas que possuem boas qualidades humanas, o que ganho com essas boas qualidades? Elas simplesmente usaram uma boa “maquiagem”, tendo recebido uma excelente educação em ocultar suas qualidades desagradáveis ​​e exibir suas supostas virtudes aos outros.

Cada uma delas desempenha seu papel perfeitamente, como ingleses impecáveis ​​e corretos. Então, o que isso me proporciona? Talvez eu devesse aprender a fazer o mesmo? Ao fazer isso, eu me induziria a uma dupla decepção: não só estaria mentindo, como também acreditaria que fosse verdade, e que tudo deveria ser exatamente daquela maneira.

Então, qual é o propósito de tal ambiente?

Da Lição Diária de Cabalá 18/08/26, Rabash, “O que são ‘Bênção’ e ‘Maldição’ na Obra?”

A Diferença Entre Ocultação Simples E Dupla

962.3Pergunta: O estado de ocultação dupla é um estado muito avançado que ajuda a pessoa a retornar à sensação do Criador sempre que a oportunidade surgir?

Resposta: Isso está incorreto. A ocultação dupla não é um estado mais avançado do que a ocultação simples.

A face do Criador simboliza a bondade. Nesse estado, sinto o mestre e a bondade que vem Dele. Ocultação simples significa que creio no Mestre, embora não O veja claramente. Simplesmente sei que Ele existe e sinto que todos os tipos de situações que me confundem vêm Dele, mas também Lhe atribuo essas situações.

Meu Kli (vaso) não está corrigido e não consegue sentir que tenho uma conexão com o Criador e que recebo somente bondade Dele. Não tenho filtro sobre meus desejos, nem intenção em prol de doar sobre cada um deles.

Na ocultação simples, não vejo claramente a governança do Criador, mas compreendo que tudo o que acontece provém Dele. Esse estado é chamado de ocultação simples.

Ao longo do dia, podemos nos encontrar em todos os tipos de situações desagradáveis ​​e ainda assim acreditar que o Criador nos governa através dessas situações e realiza diversos planos a nosso respeito por meio delas.

Ele quer que eu me desapegue do meu desejo de receber. Portanto, Ele me envia todo tipo de perturbações para que, com a ajuda delas, eu possa me elevar acima desses desejos, deixar de querer depender deles e assim por diante.

Isso significa que, em um estado de ocultação simples, eu não me desapego mentalmente, nem em meus pensamentos, embora ainda não sinta explicitamente o Criador, da consciência de que o mestre existe e de que recebo algum tipo de sofrimento Dele.

Às vezes, posso dizer que esse sofrimento é causado pelo meu próprio estado de desordem. Outras vezes, posso dizer que ele me vem do mestre para me confundir e me corrigir, e que Ele tem alguma boa intenção para comigo nessas ações. Mas se, mesmo assim, eu não me desapego do Criador em meus pensamentos, isso é um sinal de que tenho uma boa opinião Dele.

É um sinal de que ainda O justifico, mesmo que não consiga fazê-lo em minhas sensações, porque o que sinto é ruim e não posso dizer que recebo prazer Dele. Em vez disso, digo que recebo uma sensação ruim Dele porque, por meio disso, Ele quer me ajudar a crescer. Alternativamente, posso dizer que o que vem Dele é bom, mas me parece ruim porque sou oposto a Ele em minhas características. Todos esses estados são chamados de ocultação simples (única).

Mas quando paro completamente de pensar no Criador enquanto experimento uma sensação ruim, isso se chama ocultação dupla. Por exemplo, eu estava em um estado de ocultação simples e pensava que o Criador estava me enviando todo tipo de dificuldades e problemas para me educar, me tornar mais sábio e compreensivo, e me fortalecer.

Mas se os problemas se intensificarem e eu entrar num estado em que me esqueço do Criador, então esse estado é chamado de ocultação dupla.

O que determina se uma pessoa está em ocultação simples ou dupla? A magnitude dos problemas e infortúnios. Existe um certo limite dentro de cada pessoa, até o qual ela está preparada para suportar o sofrimento e, enquanto o vivencia, dizer que ele lhe sobreveio porque ela não é equivalente em suas qualidades ao Criador, pois o Criador é bom e faz o bem. Contudo, Ele deseja levar a pessoa a um estado em que ela também seja boa e faça o bem.

Em outras palavras, até certo ponto, a pessoa justifica não o seu próprio estado, mas o Criador. Isso ainda é chamado de ocultação simples. Mas se ela experimenta um sofrimento tão imenso que a impede de permanecer conectada a qualquer causa desse sofrimento e é completamente incapaz de justificar o Criador, sua conexão com o Criador desaparece, e tudo passa a depender do acaso, do destino, da natureza e do seu entorno.

Da Lição Diária de Cabalá de 10/11/26, Baal HaSulam “Ocultação e Revelação da Face do Criador – 1”

A Importância Das Ações Em Nosso Mundo

938.01Pergunta: Quando uma pessoa está em um grupo, o que é importante: apenas a sua intenção ou também as suas ações?

Resposta: É impossível que as ações não sejam importantes em nosso mundo. Quem conhece as verdadeiras intenções de uma pessoa? Nem mesmo a própria pessoa as conhece. É por isso que a sabedoria da Cabalá é chamada de ciência do oculto.

As intenções são o essencial: com que propósito, porquê, com que objetivo e em que direção estou pensando, aspirando e direcionando meu desejo. Essas intenções nos são ocultas, de modo que uma pessoa só pode determinar se uma ação foi correta após sua execução, por meio da reação que ela produz.

Portanto, devemos levar em conta a própria ação. Naturalmente, mesmo a ação de pior aparência pode estar disfarçada por outra intenção. Contudo, em nosso estado, dentro do grupo, enquanto ainda estamos abaixo do nível espiritual, não vemos o que existe além do externo: intenções, desejos e pensamentos.

O mundo espiritual é um estado no qual percebo essas coisas como tangíveis e existentes. Vejo que existe um campo de pensamento único, um programa único e um desejo único, chamado Criador, que age e coloca tudo em movimento.

Mas antes de contemplar esse campo e me inserir nele, seja por minha própria vontade ou não, e antes de alcançar tal nível de realidade, as ações externas das pessoas são muito importantes para mim. Sou influenciado por elas.

Vejo uma pessoa sentada em frente ao computador por horas preparando material para outras, outra correndo para dar palestras, uma terceira fazendo outra coisa. Isso me inspira. Ainda experimento a realidade através da sensação dos corpos e não vejo os pensamentos da mesma forma que vejo atualmente apenas o corpo.

Quando eu entrar no que é chamado de mundo futuro, o próximo nível, e puder ver pensamentos e desejos, realmente os acolhendo e sentindo, e eles se tornarem mais importantes para mim do que os movimentos corporais, então, é claro, eu não precisarei mais de corpos. Mas, por enquanto, dentro do grupo, é muito importante como nos movemos, agimos e nos apresentamos uns aos outros.

Fazer o contrário, ou seja, nutrir boas intenções enquanto nossas ações externas parecem contrárias a elas, é explorar a integridade de outra pessoa e decepcioná-la, o que é errado. Por exemplo, não posso fingir que roubei algo e esperar que um amigo se force a acreditar que fiz algo maravilhoso só porque ele deveria me julgar favoravelmente e ter uma boa opinião de mim.

Essas coisas são proibidas. Em relação ao grupo, externamente, devo parecer um bom amigo e demonstrar ao grupo precisamente minhas boas ações. Devo agir dessa forma porque isso aumenta o amor.

A princípio, vejo o amigo como um egoísta. Depois, vejo a mim mesmo como um egoísta, enquanto já não o vejo dessa forma. Em seguida, sinto tanta vergonha que não consigo olhar nos olhos dele. Sinto verdadeira vergonha de olhar para ele e vergonha de me ver querendo usá-lo para minha própria gratificação, tirando vantagem dele de várias maneiras; então vem a correção.

Da Lição Diária de Cabalá para o feriado de Sucot, 05/10/26

Palestras Sobre Os Degraus Da Escada, Parte 262

Palestras sobre os Degraus da Escada, Parte 262

O que determina o ritmo do progresso durante o período de preparação?

Somente a atenção determina o ritmo do progresso durante o período de preparação. Podemos atravessar esses estados meio adormecidos ou podemos estar muito sensíveis. O ritmo e a profundidade do progresso são determinados pela nitidez, direção e atitude em relação ao estudo. Precisamos encarar o estudo como um meio. Não é necessário saber o que está escrito na página. Devemos querer conhecer e interpretar o que está escrito em profundidade, para que isso nos proporcione mais discernimento e acréscimos que possamos incorporar à busca pela espiritualidade, e não à busca pelo conhecimento.

Por que Baal HaSulam escreve que devemos repetir as definições mil vezes e memorizá-las? Porque ele quer que o estudante gradualmente compreenda que o que lê deve ser interpretado de forma diferente, de maneira espiritual. Por exemplo, se ele lê sobre um “círculo”, deve imaginar imediatamente, em vez da palavra “círculo”, a qualidade chamada círculo, e não a forma em si. Portanto, ele escreve: “Memorizem as definições”, para que o estudante seja levado a uma interpretação mais interna e profunda.

Aprofundar-se no estudo para alcançar discernimentos internos e exigir que o estudo nos conduza a Lishma abre o caminho para nós.

Não Me Contentarei Com Menos!

221.0Pergunta: Qual é a natureza do estado em que me encontro atualmente, um estado que percebo como o melhor possível?

Resposta: A questão é que este é o meu estado atual, no qual alcancei o Criador, e não quero que seja menos do que isso. Este estado deve ser constante para mim.

O que significa para este estado diminuir? Exijo diminuir-me; exijo Katnut (da palavra “Katan”, pequeno). Ou seja, peço que ao menos este estado permaneça sempre.

Se um estado superior (Gadlut) surgir, isso é bom. Mas estou preocupado com Katnut, para que eu permaneça pelo menos neste nível.

É como o mundo de Atzilut, que, embora em estado constante, às vezes sobe e às vezes desce. Mas quando desce, desce ao seu grau constante e não abaixo.

Da Lição Diária de Cabalá 08/10/26, Rabash, 1987 “O que é fazer uma aliança na Obra”

Peça Um Livro Em Vez De Uma Bola

243.01Pergunta: Por um lado, dizemos que é preciso esclarecer o desejo para saber o que pedir. Por outro lado, não sabemos o que é bom ou benéfico para nós. Como devemos pedir para que não seja de acordo com os desejos do corpo?

Resposta: Não sei o que me é benéfico e o que não é. Então, como posso pedir alguma coisa?

O Criador não leva em conta o que você pede. Afinal, você é como uma criança que não entende nada. Rabash escreveu em um de seus artigos sobre uma criança que caminhava com o pai e chorava o tempo todo, enquanto o pai não reagia. Perguntaram-lhe: “O que houve?” E ele respondeu: “Vocês sabem por que meu filho está chorando? Ele está pedindo um alfinete para limpar o olho”.

É claro que o exemplo não é totalmente realista. “Visão” e “alfinete” são termos espirituais. A questão é que a criança está pedindo algo que pode lhe fazer mal. Ela não entende o que é bom e o que é ruim para ela. Parece bom para ela. Então, devemos dar-lhe um alfinete? Não, é melhor deixá-la chorar.

Qual a vantagem das lágrimas? Por que o pai não o acalma? Porque, dessa forma, através do choro, a criança entenderá que seus desejos não coincidem com os do pai e que, aparentemente, o pai sabe melhor o que é bom para ela. Então, vale a pena parar de chorar e começar a trabalhar para que seus desejos coincidam com os do pai.

Digamos que o pai queira comprar um livro bonito para o filho, enquanto este deseja uma bola. Mas o pai comprará o livro de qualquer maneira. E a criança, entre choro e lágrimas, compreenderá, no entanto, que sua transição para o próximo estado só pode acontecer por meio do livro, e gradualmente ela mesma o desejará. Aos poucos, examinará seu desejo pela bola e chegará à conclusão de que tudo o que ela faz é fazê-la chorar, que lhe causa dor.

No início, ela odiará tanto o pai quanto o livro, e procurará outro pai que lhe dê uma bola. Mas perceberá que nada disso acontecerá até que ela também queira o pai e o livro. Então, ela definitivamente pedirá o livro, pois, caso contrário, não o receberá. E mesmo que o receba, simplesmente o rasgará. O pai quer que ela o leia, enquanto ela o destruirá. O livro lhe fará mal.

Até que a criança aprenda a usar o livro e a compreender os benefícios que ele pode lhe trazer, ela não o receberá. Observe o caminho que ela precisa percorrer desde o momento inicial, quando deseja uma bola, grita e cai no choro, até o desejo de receber um livro.

Estamos buscando uma forma de abordar pessoas que só querem televisão, sexo, comida e entretenimento. Como podemos oferecer a elas nossos livros, que são tão complexos, de forma que se interessem e os abram? As pessoas não leem absolutamente nada.

Como podemos preparar um desejo na humanidade para que ela queira a Cabalá, para que ela queira um livro em vez de uma bola? Dois bilhões de pessoas assistem futebol. Se dois milhões se interessassem pela Cabalá, o mundo viraria de cabeça para baixo. E em que contexto o mundo assiste a essas coisas?! Que problemas as pessoas enfrentam como resultado?! É algo assustador. Este é o poder da Klipa.

Da Lição Diária de Cabalá 30/07/26, Rabash, “O que significa que o óleo é chamado de ‘boas ações’ na Obra?”

De “Ame O Seu Próximo” Para “Ame O Criador”

938.01Qual a diferença entre progredir na obra de “ame o próximo como a si mesmo” e o objetivo final de “ame o Criador com todo o coração e alma”? “Ame o Criador” é o estágio final, quando a atitude de uma pessoa em relação ao Criador e a atitude do Criador em relação ao homem são absolutamente iguais.

Portanto, o trabalho em grupo nos é dado para alcançarmos o estágio de amor, adesão ao Criador e semelhança com Ele, pois aqui podemos nos examinar, receber feedback dos nossos companheiros, investir neles e sermos recompensados ​​nos momentos difíceis. Passamos por altos e baixos; sempre que posso, faço algo pelo grupo, e quando não posso, o grupo me ajuda.

No entanto, nenhum desses métodos funciona com o Criador. Em relação ao Criador, você ultrapassa o próximo nível e cria uma barreira para si mesmo, o que significa que, nesse sentido, você está com Ele. Se não fizer isso, você não está com Ele. Não existem estados intermediários, nenhuma possibilidade de variação: sinto-me mal ou bem, às vezes sim, às vezes não.

Com o Criador não existe “às vezes sim, às vezes não”. Tudo deve ser absoluto. Cada passo, cada medida de conexão com o Criador é perfeita em si mesma. Portanto, nos é dada a oportunidade de modelar e implementar tudo isso no grupo, porque aqui, em nosso estado, podemos nos mover de diferentes maneiras.

Embora existam dois tipos de atos de doação: entre uma pessoa e o Criador, e entre uma pessoa e um amigo, os atos que dizem respeito a um amigo ou a um grupo são mais importantes do que os atos que dizem respeito ao Criador.

Por quê? Porque as ações em relação ao Criador me confundirão por enquanto; não consigo me relacionar com Ele de forma alguma, pois Ele não reage a mim, nem eu a Ele. Tudo o que posso fazer é criar todos os pré-requisitos para uma atitude correta em relação ao Criador por meio da minha atitude em relação ao meu amigo. Está escrito que os relacionamentos com amigos podem nos levar ao último e mais elevado nível, porque nossos estados são instáveis, incertos e influenciados pelo ambiente.

Ou seja, o grupo exige que eu trate seus membros corretamente. Eles exigem que eu os ame e os trate bem. Esse objetivo está mais próximo de mim; eu o vejo; sinto-o de forma palpável. Meus estados e atitudes em relação ao grupo, em suas diversas formas, sejam quais forem, são controlados e criticados tanto por mim quanto pelos outros. Quanto ao Criador, não sei qual é a minha posição ou que tipo de relacionamento tenho com Ele.

Essa é a diferença entre um caminho curto e eficaz, quando a pessoa aceita corretamente uma oportunidade e a implementa por meio do grupo, e um caminho longo e ineficaz: “Eu tenho o Criador, vou descobrir essa ciência sozinho, não me toquem, eu sou inteligente por conta própria”. A única oportunidade que nos é dada para trabalhar com eficácia e precisão é o grupo. Se a pessoa foge dele, não há nada que se possa fazer.

Existe uma regra muito simples na Torá: “O Hevruta, O Mituta”, ou seja, ou você está em grupo, ou está espiritualmente morto; não há uma terceira opção. Acontece que aqueles caras espertos que se recusaram a fazer isso há 5, 10 ou 15 anos (tenho exemplos assim) de repente perceberam que tinham gasto esses anos em vão, incapazes de deixar de lado seu pequeno ego e simplesmente se entregar a essa obra.

Não há nada que você possa fazer: você tem que se autoflagelar; tem que se curvar. É desagradável; você quer fugir disso, mas não há outro caminho. A alma comum é propositalmente quebrada para nos dar a oportunidade, enquanto trabalhamos em nossos relacionamentos com outras almas, de encontrar ali as propriedades do Criador, senti-Lo e aderir-se a Ele. Somente ali, no Kli geral.

Da Lição Diária de Cabalá, 01/10/26, Convenção Sitrin, Sucot 2003

Um Conceito Abstrato Chamado Doação

243.01Quando uma pessoa reconhece o Criador como soberano sobre tudo o que acontece e determina que tudo depende de uma força superior, seu desenvolvimento prossegue corretamente. Então, ela já conecta cada qualidade, cada estado, cada esforço, com sua direção e resultado esperado, a uma aproximação cada vez maior ao Criador. Ao mesmo tempo, sua percepção do Criador muda constantemente, tornando-se mais precisa e se afastando do desejo de receber e aproximando-se do verdadeiro conceito de doação.

De acordo com isso, a pessoa gradualmente, passo a passo, transforma em si mesma a compreensão da intenção de doação que existe no Criador, e aceita essa qualidade, mesmo que não a possua. De alguma forma, ela compreende que se trata de algo importante e sublime, ao qual é necessário se acostumar e, de alguma forma, reunir todo o conhecimento e a força para alcançá-lo.

Assim, ela deve trabalhar constantemente para garantir que a doação, não importa como lhe pareça, se apresente diante dela como um conceito que substitui todas as outras palavras: o mundo superior, o Criador, a força superior, a paz, a tranquilidade; em outras palavras, aquelas palavras com as quais ela descreve algo acima deste mundo.

Afinal, substituímos uma coisa pela outra. Para nós, o “superior” é aquilo que é bom para o ego, aquilo que o preenche. Posso venerar qualquer coisa, desde que meu ego se sinta satisfeito com isso.

Em essência, é isso que se chama de bezerro de ouro. Aqui, entra em jogo algum tipo de imagem. Portanto, é desejável que, em vez dessa imagem, eu construa diante de mim um conceito abstrato chamado doação, e o esclareça cada vez mais, separando-o o máximo possível do meu desejo. É nisso que consiste toda a obra.

E se eu mantiver isso constantemente como o foco principal do ano, ou seja, do meu desenvolvimento, então o estudo, os livros, o professor, os amigos, o grupo e todos os esforços que eu fizer se tornarão os meios para compreender e alcançar o conceito de doação. Isso, em essência, é o “espiritual”, o “Criador”, como você quiser chamar.

Da Lição Diária de Cabalá 11/09/26, Rabash, “A Oração de Rosh Hashaná ”

Infundindo Espiritualidade Em Cada Momento Da Vida

276.02Se uma pessoa sente uma sensação de confusão mental, exaustão e dificuldade em abrir um olho ou um ouvido minimamente, isso é muito bom, pois os pequenos esforços feitos nesses momentos não se baseiam na autoestimulação. Nesse estágio, a pessoa já está trabalhando precisamente com o surgimento de novas sensações; novos Kelim inconscientes estão sendo criados. Você ainda não sente o que tem hoje, mas isso começará a se revelar mais tarde.

Quando uma pessoa atinge a visão espiritual, passa a valorizar esses estados porque são os mais frutíferos: nesse momento, o próximo grau está se formando dentro dela. Ela o sente como algo vazio e confuso, enquanto ela mesma se sente cansada, egoísta e com certo desinteresse: “Onde está minha vida anterior?” Tudo isso é bom! Você nem imagina o quanto é bom!

Você não deve afastar esses pensamentos. Se os afastar, não aproveitará a Aviut que está chegando agora até você, e precisa seguir em frente com ela.

Procure se adaptar a isso em completa harmonia consigo mesmo. É muito fácil se desapegar deste mundo e voar entre as nuvens. Ou, inversamente, se desapegar dessas nuvens e descer a este mundo. Você precisa viver simultaneamente em ambos, ou seja, com a aceitação interior de que é assim que deve ser. O Criador precisa se revestir deste mundo. Ele precisa descer ao seu mundo e preenchê-lo em todos os seus aspectos: no trabalho, na família e em tudo o mais.

Você não deve dividir nada dentro de si mesmo: “Agora estou envolvido com o espiritual e depois lidarei com este mundo, onde tudo é mais real”. Não existe essa divisão. É uma única e mesma realidade; simplesmente não conseguimos trazer a realidade espiritual para o corpóreo de forma que possamos vê-la. Mas, na realidade, é assim que deve ser.

Se nos desapegarmos deste mundo, permaneceremos um ponto e, assim, interromperemos nosso desenvolvimento espiritual, que se constrói unicamente sobre a presença da espiritualidade, do Criador, da percepção do superior, em tudo o que existe aqui em nosso mundo, desde os estados corpóreos mais baixos até os mais elevados.

Em outras palavras, onde quer que você esteja e em qualquer atividade que esteja envolvido — negócios, romance, alguma ascensão profissional, alguma decisão, alguma discussão —, se você não trouxer o Criador para isso, se não fizer tais esforços, não é um trabalho espiritual. O trabalho espiritual consiste em trazer o Criador para o nosso mundo e para os nossos estados de espírito, sem deixar nada para trás, sem escapar para lugar nenhum, e contendo-O em tudo isso. Precisamos preencher nossa vida cotidiana com essas sensações espirituais até que, e na medida em que, comecemos a perceber o Criador através delas, a força vital que verdadeiramente dá vida a tudo isso e o move.

Você não deve se refugiar na Cabalá por duas horas por dia para se desapegar deste mundo. Não! Você deve fazer isso para que, depois, ao longo de todo o dia, durante as 22 horas restantes, você viva integrando tudo o que recebeu. Toda a energia, toda a exaltação, todas as impressões recebidas devem ser canalizadas para as 22 horas restantes. Só então se poderá considerar que sua vida está sendo verdadeiramente vivida de forma plena.

Não são as duas horas diárias que você dedica ao estudo da Cabalá ou à sua disseminação que contam. O que importa é como, durante todo o resto do seu tempo, você se esforça para incorporar em tudo o que recebeu nessas duas horas, como você tenta vivenciar essas duas horas ao longo das 22 horas restantes.

Portanto, nossa vida diária é organizada de tal forma que somos obrigados a trabalhar de oito a dez horas. E os Cabalistas obrigam a pessoa a trabalhar, a participar de toda a vida da sociedade que a cerca, a não se isolar em hipótese alguma e a não se distanciar do vasto mundo exterior que supostamente a assusta.

Pensamos que seria bom nos isolarmos do mundo exterior e vivermos lá em paz, criando um mundo artificial para nós mesmos. Absolutamente não! O Criador não fez nada desnecessariamente: esposa, filhos, chefe, sogra, etc., tudo isso são perturbações necessárias, nas quais precisamos infundir espiritualidade.

Da Lição Diária de Cabalá, 30/09/26, Convenção Sitrin, Sucot 2003

Palestras Sobre Os Degraus Da Escada, Parte 261

Palestras sobre os Degraus da Escada, Parte 261

O material de estudo muda quando cruzamos a barreira?

Para além da barreira, o material de estudo torna-se a própria realidade. O que significa que, para além da barreira, temos uma tela de determinada dimensão? Suponhamos que temos uma tela sobre todos os nossos corpos, e enquanto estudamos e lemos, essa tela atua em nós de acordo com o que lemos, porque estamos conectados ao livro, à luz, da mesma intensidade com que o livro foi escrito. Essa luz chega à nossa tela e ambas operam em conjunto. Elas executam o que lemos, e nós estamos presentes nessas mesmas ações.

Não é que nós mesmos saibamos como fazer isso. Simplesmente acontece dentro de nós, como se estivéssemos assistindo a uma peça de teatro, ou como se estivéssemos lendo um livro mágico em que atores aparecem na página que estamos lendo e começam a atuar em cores vibrantes. Vivemos imediatamente a realidade sobre a qual estamos lendo. Alcançamos isso instantaneamente.

Em nosso estado atual, se nos dedicarmos corretamente ao estudo, captamos a luz circundante. Não sentimos de fato como ela brilha sobre nós ou em que medida ilumina uma frase em particular em comparação com outra. Podemos percorrer uma página inteira de O Estudo das Dez Sefirot, e a luz circundante mudará de diversas maneiras sem que a percebamos.

Nós somos como um gato na sala de um músico que está compondo uma sinfonia. O gato fica deitado num canto da sala e não se importa com nada, como se não ouvisse nada; tudo o que ouve é insignificante para ele. Está simplesmente num nível diferente. O músico toca magnificamente enquanto o gato dorme e não sente nada. Ou seja, quando a luz incide na tela não mais como luz circundante, mas como luz interior, a luz e a tela realizam a ação. Há uma ordem clara nessas ações: nos é dado um exemplo de como realizar, e nós o fazemos.