O Início Do Reconhecimento Do Mal
Pergunta: Por que uma pessoa tinha mais força para doar antes de se converter à “religião”, isto é, antes de adquirir a intenção correta?
Resposta: Quando o desejo de receber se revela a uma pessoa da maneira comum, como acontece com todos, a pessoa percebe que em uma parte desse desejo ela pode receber e em outra parte pode dar.
Em alguns casos, sinto prazer em dar, e em outros, em receber. Em cada pessoa, essas qualidades se misturam à sua maneira; com base nelas, podemos dizer se uma pessoa é boa ou má, se suas ações são maravilhosas ou repugnantes. No entanto, todos os desejos de uma pessoa, tanto dar quanto receber, são direcionados para o seu próprio benefício.
Quando uma pessoa começa a se comparar com as verdadeiras qualidades de doar, que são desprovidas de qualquer intenção de benefício próprio, ela avalia tudo de forma muito diferente. Então, tanto o ato de receber quanto o de dar lhe parecem essencialmente iguais desde o início, pois ambos servem à mesma intenção: receber. Consequentemente, ambos são imperfeitos. A pessoa enxerga em si mesma um mal duplo.
Primeiro, antes ela achava que receber era normal e natural; agora percebe que é errado. Segundo, no passado, quando dava, pensava que estava praticando boas ações, tinha motivação e um senso de autoimportância; sentia-se um ser humano valioso.
De fato, sentimos prazer em dar; isso aumenta nossa autoestima, alimenta nosso orgulho e assim por diante. Até mesmo a pessoa mais desprezível e terrível experimenta tais sentimentos; parece-lhe que está abrindo mão de algo em benefício dos outros. Agora, porém, ela percebe que aquilo que considerava ser mérito seu — atos de generosidade ou expressões de sua própria humanidade — também visava receber algo em troca. Assim, a pessoa se torna vilã duas vezes aos seus próprios olhos.
Ela sente que todas as suas ações são más, horríveis, e o desejo de dar algo a alguém parece ainda pior, o que mergulha a pessoa no desespero. Além disso, para além da intenção abrangente de receber, revelam-se desejos ainda mais fortes. A pessoa percebe subitamente que não se importa com nada: que seus filhos morram, que o mundo inteiro desapareça, não faz diferença. Seu ego está tão fechado em si mesmo que não leva em consideração nada além dos limites do seu próprio corpo.
Então, o desejo de receber apresenta um quadro ainda mais sombrio: não se importa com nada fora de si mesmo, nem com o que acontecerá um instante depois. Deixem-me perecer em um segundo, estou vivo até o próximo segundo e isso basta. O desejo de receber concentra-se tão intensamente nesse ponto específico — o momento presente e somente dentro de si — que esse ponto se torna seu limite absoluto. Um limite tanto no tempo quanto no espaço.
Portanto, não revelamos a grandeza do nosso desejo de receber, mas sim a extensão em que ele está aprisionado em si mesmo. Está infinitamente absorto em si mesmo, indiferente a tudo o mais! É imenso precisamente por causa dessa terrível qualidade de autossuficiência voltada para o interior.
Então, a pessoa se encontra num estado em que não sabe como escapar dessa condição. Ela se sente muito mal. Se simplesmente reconhecesse isso dentro de si, sem a consequente compreensão da sua natureza, não sentiria nada de negativo; aceitaria que esse é o seu jeito de ser. Vemos que muitas pessoas no mundo cometem coisas terríveis e, mesmo assim, se sentem melhor do que aquelas que parecem estar fazendo o bem.
O problema é que, quando uma pessoa está prestes a “retornar à religião”, ou seja, a adquirir uma linha média, a trabalhar em Daat, Tiferet e Yesod, ela se vê como má em relação à luz circundante. Ela se divide, experimentando um sentimento terrível ao se comparar ao padrão, às propriedades da luz circundante. Ela simplesmente enlouquece; tais momentos são muito intensos. Este é o início do reconhecimento do mal.
Da Lição Diária de Cabalá 12/08/26, Rabash, “A Pessoa deve sempre vender tudo o que tem e casar com a filha de um discípulo sábio”