Textos arquivados em ''

Você Tem Que Se Amar Primeiro?

626Pergunta: Eu não gosto de mim mesmo, mas você diz: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Talvez seja necessário amar a si mesmo primeiro? Mas como?

Resposta: Comece a amar os outros e então você verá o quanto ama a si mesmo. Só então a pessoa começa a compreender que na verdade é um terrível egoísta!

Pergunta: Geralmente esta frase é traduzida assim: “Deixe-me amar a mim mesmo primeiro e depois lidarei com os outros”. Mas você diz isso de forma diferente. Esforce-se pelos outros, ame os outros e então verá o quanto você ama a si mesmo.

Portanto, uma pessoa deve fazer esse esforço à força e começar a tentar amar as pessoas. Alguma amargura aparecerá nela? O que aparecerá nela?

Resposta: Ela verá que está dividida em partes externa e interna, e na verdade ela ama apenas a si mesma e só para isso está pronta para existir.

E aí se ela entender que tem que se refazer, já vai precisar de algum tipo de metodologia de correção.

Pergunta: E é esse tipo de pessoa que nos encontra?

Resposta: Sim.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 01/04/24

A Última Etapa Do Desenvolvimento Mundial

284.05No artigo “A Última Geração”, Baal HaSulam descreveu como serão as estruturas do Estado quando algumas pessoas estiverem na fase de realizar o mal, algumas na fase de “não prejudicar os outros”, e algumas já estiverem no amor pelo seu próximo.

Ele descreve especificamente como serão as estruturas sociais da sociedade, os tribunais e tudo o que existe no Estado.

Nas fontes primárias, dizem que isto deveria acontecer antes de tudo no Estado de Israel, com os Judeus, porque esta é a nação escolhida com o propósito de unidade e amor ao próximo na antiga Babilônia, há milhares de anos. E isto não se refere à nacionalidade, mas à aspiração da alma.

Ou seja, o último estágio do desenvolvimento espiritual é a existência do Estado de Israel para todo o mundo. Quando conseguirmos criar tal estrutura estatal e tais relações emocionais entre as pessoas daqui, teremos algumas ferramentas e seremos capazes de dar o exemplo a outros.

Então o mundo inteiro se tornará um sistema fechado que existe de acordo com a regra “ame o seu próximo como a si mesmo”.

De KabTV, “Era da Última Geração”, 09/05/24

Sem Benefício Para Mim

629.4Na Cabalá existe tal termo: de “para o meu próprio bem” para “para o bem do outro” (“Mi Lo Lishma— Lishma”).

Ou seja, a correção começa com intenções egoístas: quero me aproximar de um amigo para revelar o Criador porque entendo que neste sistema terei a vida eterna, poderei justificar tudo.

Esta é a segunda etapa após o reconhecimento do mal, mas ainda é egoísta. Então, sob a influência da luz superior, a força do Criador, Sua emanação, Sua natureza, começamos a mudar.

Ou seja, uma pessoa adquire tal habilidade quando já pode doar e conectar-se com outra sem qualquer benefício para si mesma.

Este já é o terceiro estágio, uma verdadeira propriedade altruísta porque a doação se torna uma recompensa para nós. Como escreve o Baal HaSulam, todos devem trabalhar com o melhor de sua capacidade e receber apenas o que é necessário.

De KabTV, “Era da Última Geração”, 09/05/24

A Necessidade De Transformação Humana

115.05Pergunta: Baal HaSulam escreve que hoje, num mundo onde existem bombas nucleares, não há outra maneira de sobreviver do que simplesmente começar a considerar uns aos outros. Não podemos mais usar os outros abertamente. Essa compreensão não é suficiente para nós?

Resposta: Não, isto requer consentimento e remodelação de cada pessoa e de todos em conjunto, para que todos comecemos a passar de um sistema totalmente egoísta do nosso mundo, da nossa sociedade, para um sistema totalmente altruísta.

Para que uma pessoa comece a lutar não com sua própria espécie, mas com seu próprio ego, uma grande transformação deve ocorrer nela.

Pergunta: Não basta compreendermos que nosso ego não nos leva a lugar nenhum?

Resposta: Não, isso não fará nada. Uma pessoa precisa tanto perceber o mal de sua natureza que para de usá-lo. O egoísmo deve ser revelado nela a tal ponto que ela veja que tirar algo do outro é como a morte, pensar mal do outro é como se matar.

Comentário: Mas pelo que entendi, a própria natureza ou a mente superior não podem nos dar tal sistema; caso contrário, não teremos liberdade de escolha e seremos apenas como robôs.

Minha Resposta: Claro. Portanto, estará sempre oculto.

De KabTV, “Era da Última Geração”, 09/05/24

O Único Caminho Para A Humanidade

109Pergunta: Quando ouço o que os Cabalistas dizem, algo dentro de mim se rebela: “Mas isto é algum tipo de utopia! Isso é impossível! Como isso pode ser?”

Resposta: Certamente, porque se compararmos a exigência de unidade e amor com as leis egoístas da nossa natureza, então, é claro, isso certamente parece impossível. Mas, por outro lado, vemos que a humanidade não tem outro caminho. Ou ela se destruirá em alguma guerra terrível ou tentará superar sua natureza e começar uma vida melhor.

É preciso olhar tudo, não com olhos egoístas, mas levar em conta a existência de uma força superior que tem um objetivo ao qual nos conduz.

Pergunta: O processo educacional é muito longo. A pessoa deve ver o objetivo final desde o início, ou é suficiente focar em: “Vamos perceber que o egoísmo é ruim e tentar limitá-lo de alguma forma”?

Resposta: A pessoa deve estudar todas as etapas e entender que o mais importante para ela agora é começar a sentir sua proximidade com os outros. E assim ela chegará a uma visão de todo o processo, que aos poucos será concretizado.

Pergunta: Então, mesmo que eu esteja agora fazendo algum produto que, como escreve Baal HaSulam, mostre claramente a uma pessoa que, vivendo no mundo das bombas atômicas, uma pessoa não pode existir, e é hora de reconhecer esse mal, ela ainda precisa ver o estágio final de desenvolvimento para alcançar o propósito da criação?

Resposta: Naturalmente.

De KabTV, “Era da Última Geração”, 09/05/24

Perguntas Sobre Trabalho Espiritual – 138

546.02Pergunta: O que significa acender um fogo no coração?

Resposta: Acender o coração significa que ele representa todos os pensamentos e aspirações que você deseja elevar ao Criador, ao céu.

Pergunta: Por que a nossa conexão corrigida estabelece a liberdade do anjo da morte?

Resposta: Porque ascendemos na qualidade de doação. E o anjo da morte é uma qualidade de recepção. À medida que ele nos afeta, toda a luz desaparece.

Pergunta: O que significa que a conexão está brilhando para nós?

Resposta: Isso significa que a luz de Chochma chega até nós vestida com a luz de Chassadim.

Pergunta: Qual a melhor forma de superar algum tipo de calma ou indiferença não direcionada ao Criador?

Resposta: Devemos de alguma forma sair dessa indiferença.

Pergunta: Para chegar à conexão na dezena, todos deveriam ter os mesmos desejos?

Resposta: Não, os desejos podem ser diferentes e todos devem lutar pela mesma ação e estar mutuamente conectados.

Da Lição Diária de Cabalá 26/05/24, Escritos do Rabash, “Sobre o Omer [Contagem]”

Se Uma Filha Cresce Sem Pai

627.2De um visualizador:

Eu tenho uma menina maravilhosa. Mas ela nasceu doente. Meu marido nos deixou. E estou feliz. Isso é normal? Estou perguntando porque você vive dizendo que a criança precisa de um pai. E ainda não quero procurar nenhum pai para minha Sveta.

Minha Resposta: Não, a filha não precisa ter pai.

Comentário: Sim? Isso é novidade, na verdade.

Minha Resposta: Não, é assim que ela vive; a filha está com a mãe e pronto.

Pergunta: O fato de o pai ter ido embora quando o filho doente nasceu foi, obviamente, um golpe para a mãe. E ela não quer mais constituir família. Então ela pode continuar assim?

Resposta: Sim, ela pode.

Pergunta: Duas mulheres vivem. Existe algum tipo de raiz nisso – que um menino precisa de um pai, mas uma menina não?
Resposta: Um dia um menino se sentirá atraído por seu pai, por um homem adulto, mas uma menina não.

Pergunta: Mas eles dizem: “Nosso destino feminino” significa que temos algum tipo de divórcio na parte feminina o tempo todo. Isso não será uma sequência?

Resposta: Não.

Pergunta: A mãe não lhe dirá que é bom ficar sozinha?

Answer: Acho que ela não vai. O que falta à menina agora com o pai, talvez ela sinta mais tarde, quando começar a namorar rapazes; então ela corrigirá essa falta de comunicação.

Pergunta: Em geral, quando uma garota conhece um cara, quem ela quer ver nele? Ele deveria se parecer com o pai dela? Ou a garota tem outra coisa? Uma vez você disse que quando um homem conhece uma mulher, ou um cara conhece uma garota, ele procura nela sua mãe.

Resposta: Isso é certo.

Pergunta: E quando uma garota conhece um cara, o que ela procura nele?

Resposta: É mais complicado. Talvez ela esteja pensando em seu avô.

Pergunta: Então, se ela não viu o pai, digamos, ela se lembra do homem de sua vida com quem ela quer que seu marido se pareça?

Resposta: Sim.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 01/04/24