Textos arquivados em ''

O Processo De Transmissão De Informações Espirituais

276.02Pergunta: Você afirma que quanto mais uma pessoa está conectada ao sistema espiritual, mais informações ela pode transmitir através de si mesma para o exterior. Mas será que esta fórmula está mesmo correta?

Por exemplo, há pessoas que conseguem escrever lindamente e fazer alguma coisa, mas não carregam o espírito de unidade. Suponha que elas tenham escrito algo sobre Cabalá, mas não há nada de conexão interna aí. Por outro lado, suponha que haja um ator que transferiu enormes informações através de si mesmo devido à unificação.

Resposta: Isso só pode ser visto pela própria pessoa (se realmente puder ser visto): como ela se comporta, como vem se posicionando ao longo de muitos anos de trabalho espiritual.

Em primeiro lugar, se ela critica os outros ou se isso não lhe importa; se ela puxa os alunos para si ou os libera livremente, o que significa que você pode ir e vir a qualquer momento; como ela existe por si mesma e o que ocupa um lugar maior em sua vida: ela com seu egoísmo ou o próprio ensinamento.

Quanto às pessoas que ainda não alcançaram a realização espiritual, há um problema com elas porque qualquer uma pode falar lindamente. Dependendo se ela é uma boa oradora, você vai ouvi-la, mas no final pode não levar nada. Mas que diferença isso faz para nós?

Uma pessoa só pode compreender e perceber o que já passou. Portanto, nada pode ser dito antecipadamente.

Eu dou muita informação; algumas pessoas começam a entendê-la mais cedo e outras mais tarde. A pessoa de alguma forma se adapta a isso e de repente surge de dentro: “Ah! Na verdade é assim”. Ela ouviu isso há talvez um ano ou muitos anos; essas coisas acontecem. Talvez daqui a 20 anos você de repente ouça uma frase que ouviu hoje e a entenda.

Ou seja, é inútil avisar algo com antecedência a uma pessoa, avisá-la e protegê-la. Você apenas tem que esperar pacientemente até que ele passe por todos os seus estados. Até que os experimente, ela não entenderá o que está sendo dito.

Pergunta: O que acontece se o seu aluno, que está envolvido na disseminação, transmitir algo para o exterior?

Resposta: Dessa forma ele transmite minhas frases através de si mesmo, e você as percebe. Da mesma forma, nossos tradutores e meus alunos as difundiram em todos os cantos do mundo. E não importa para você se você recebe informações através de mim ou deles.

Isso está ótimo. Se as pessoas aprendem comigo e se apegam a mim, então, em geral, transmitem a informação correta sem perceberem por si mesmas.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Assistente de Disseminação”, 13/03/10

É Necessário Um Acordo Comum

942Pergunta: É possível conectar corações quando alguns da dezena discordam que esta é a única maneira de ouvir a voz do Criador?

Resposta: Isso não é bom. Devemos chegar a um estado onde todos desejam e realizam a mesma ação e esperam o mesmo resultado.

Pergunta: Às vezes os amigos dizem que ouvem a voz do Criador sem se conectarem com a dezena. Como pode ser?

Resposta: Não sei. Não acredito que uma pessoa possa fazer isso sem primeiro se conectar através de atos de doação com outros amigos.

Pergunta: A parte do grupo que concorda com esta condição pode ouvir a voz do Criador?

Resposta: Não é provável que isto possa ser alcançado sem o apoio de toda a dezena.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 12/06/24, Escritos do Rabash, Carta No 41

A Importância Do Trabalho Em Grupo

938.01Pergunta: Via de regra, o mal nos força a nos voltarmos ao bem. Contra que pano de fundo o mal é revelado? O sentimento do mal deveria ser constante como um indicador do nosso progresso?

Resposta: O mal não se revela em nós porque lutamos pelo bem. Quando estudamos Cabalá, não estamos interessados no bem e no mal ou em todas essas categorias em geral. Estamos interessados em compreender o Criador, revelando o mundo superior, revelando a fonte, a causa e o propósito do universo, isto é, tudo acima da nossa vida que o controla.

Quando estudo, me dizem que para revelar o sistema de controle, o poder superior, o mundo superior, você deve se unir aos seus amigos. Eles me falam sobre o sistema de Adam HaRishon, que precisa ser revelado.

Para revelá-lo, tenho que estar em grupo. Portanto, eles me incluem em um grupo de amigos para unir e cuidar uns dos outros, etc.

Tudo isso é repulsivo para o meu ego, mente e alma, mas não posso fazer nada. Eles explicam por que isso é importante. Aos poucos, sob a influência da luz superior, começo a sentir a importância de trabalhar em grupo.

Da Lição Diária de Cabalá 17/02/20, “Preparação para a Convenção”

Tudo Fora De Mim É Minha Alma

423.01Pergunta: Se tudo o que está fora é o meu “eu”, qual é o sentido de puxar tudo para mim?

Resposta: Puxe isso para si mesmo e diga que não é tudo seu egoísmo, mas é tudo você.

Sinta que o outro é você. O que é o outro? É uma parte de você que foi cortada de você por uma faca espiritual e que lhe parece estranha. Você recebe essa ilusão.

Nossas qualidades no nível humano aparecem em nossas sensações como estranhas. Nosso desejo animado, que sentimos corporalmente, aparece na forma do mundo animado.

Também temos um desejo vegetativo, assim como nosso corpo tem cabelos e unhas. Ou seja, o nível vegetativo dos nossos desejos é sentido por nós como o mundo vegetal. O mundo inanimado dentro de nós são todos os minerais, todos os elementos, estrelas e galáxias que aparentemente existem fora de nós.

Na verdade, tudo o que vejo ao meu redor está contido em quatro níveis de desejo. Aqueles que existem parcialmente dentro de mim, considero meu “eu”, e aqueles que vejo fora de mim, não considero meu “eu”.

Portanto, preciso perceber, me apegar a tudo que está fora de mim, e entender que esta é minha parte integrante imediata, ainda mais querida para mim do que a parte que está dentro de mim. E quando eu integrá-la, prendê-la e colá-la em mim através do amor que desenvolvo por ela, é exatamente dentro dela que poderei sentir a força superior, minha vida superior e meu estado eterno.

E eu mesmo sou apenas um pequeno ponto em relação a todo esse “eu” que está fora. E o que há dentro de mim agora? O que significa “eu”? Na verdade, o corpo animal que consideramos existir é uma ilusão. E há também um ponto: o início da alma. E toda a alma é tudo o que está fora de mim.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. O Mundo Inteiro Sou Eu”, 04/02/10

Faça Com Que Tudo Seja Positivo

632.4Pergunta: Como podemos nos unir para sentir a revelação do Criador?

Resposta: Nosso principal progresso é através de subidas e descidas. Digamos que agora me sinto completamente estúpido. Não me lembro de palavras ou de como conectar algumas frases. Minha cabeça está vazia e sou desajeitado em meus desejos e aspirações. Eu estou morto! Pior ainda.

Então tudo passa e surge um novo estado. Torna-se cada vez mais aparente e colorido. Eu me esforço por meus amigos; tudo ganha significado e sabor. E mais uma vez, falta de gosto, declínio, desapego, estupidez, etc. E mais uma vez, cores, gostos, desejos!

É assim que avançamos. O mais importante é se unir nas dezenas de homens e mulheres para que recebam sempre benefícios comuns das descidas de uns e das subidas de outros. Nosso trabalho é como o de um retificador em um circuito de ponte de Wheatstone. Quando funciona em fase positiva, vai para o positivo; quando funciona em fase negativa, também vai para o positivo. Tudo depende da nossa unificação.

Se nos unirmos corretamente, o Criador garantirá que nos complementamos, e as nossas descidas e subidas comuns estarão sempre a nosso favor e terão um vasto efeito global. Então, vamos cuidar disso. Afinal, isso só é possível através da nossa unificação.

Da Lição Diária de Cabalá 16/02/20, “Perguntas e Respostas”

O Ponto Que Determina A Vida De Uma Pessoa

 202Pergunta: Você consegue distinguir uma pessoa com um ponto no coração das outras?

Resposta: Sim, claro. Não depende da idade da pessoa. Nem sequer depende se eles estudam Cabalá ou não. É evidente que eles têm esse ponto.

Lembro-me de quando levei meu filho de sete anos ao Rabash, ele disse: “Ele tem um ponto no coração”.

Mas isso não o impediu de me aconselhar a mandar meu filho para longe de mim. Ele acreditava que o menino iria atrapalhar meu desenvolvimento e que seria melhor eu ficar sozinho. E mudar seria benéfico para a saúde do meu filho. Então, eu o mandei embora.

Isso não importa. Meu filho ainda está conectado a nós, embora tenha tido oportunidades de se tornar o que quisesse.

O ponto no coração é algo que determina toda a vida de uma pessoa.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. O Criador no Homem”, 20/03/10

O Surgimento De Uma Nova Força

938.04Pergunta: Você disse para esclarecer que força revelamos a partir de nossa conexão na dezena. Como devemos analisar isso corretamente?

Resposta: Nas nossas tentativas de nos conectarmos, devemos tentar ver como os pontos fortes e as oportunidades que nos faltam nascem da nossa unidade.

Dessa forma, entenderemos o que podemos desenvolver dentro de nós. Devemos procurar novos estados que não havíamos sentido antes, ou seja, novas forças, novas conexões e novas oportunidades.

No ritmo habitual de nossas ações, devemos ver cada vez essa nova força, como ela nasce cada vez que nos aproximamos e como surge uma nova oportunidade na conexão com o outro.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 11/06/24, Escritos do Rabash, Carta No 59

Quem Devemos Seguir?

115Lukas, da Lituânia, pergunta: “Hoje não há líderes, nem autoridades. Quem devemos seguir?”

Resposta: Isso é verdade. Mas por que você precisa seguir alguém? Siga você mesmo! Eleve a sua alma, preencha-a um pouco com a luz do Criador para que ela ilumine o caminho que você está trilhando e siga em frente. Siga em frente, você não precisa de ninguém! Você tem uma centelha do Criador dentro de você e ela o levará a Ele.

Pergunta: Então você está dizendo: “Siga o Criador, Ele é o seu líder”?

Resposta: Sim.

Pergunta: É possível me preparar para isso? As pessoas geralmente tendem a seguir algum líder com personalidade carismática.

Resposta: Siga apenas o Criador.

Pergunta: É possível fazer do Criador o seu líder e segui-Lo somente? É possível viver assim?

Resposta: Acredito que é tarefa de cada pessoa.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 06/05/24

Pastor Fiel

750.03Pergunta: Suponha que alguém assista às gravações de suas aulas. Como você diferencia onde você está presente e onde você não está, e quando a informação é simplesmente transferida através de você?

Resposta: Nem sempre estou presente. Afinal, quem sou eu?! Sou um elemento do sistema que faz o trabalho necessário para mediar entre os níveis superior e inferior, e estou no meio.

Isso é uma função, uma posição e nada mais. Portanto, se uma pessoa consegue realizar isso sem introduzir qualquer distorção ou perturbação, ela é chamada de “pastor fiel” (Rohe Ne’eman), como Moisés. Ele foi um pastor fiel porque liderou seus discípulos (aqueles que o ouviram), mas da maneira que o Criador o mostrou, para o próximo nível superior.

O trabalho é anular-se o máximo possível e colocar-se entre dois níveis, superior e inferior, para ser o elo ideal entre eles. Você deve reduzir e abaixar o que está no nível superior, mesmo em vários níveis superiores, até o nível inferior ao qual você precisa se abaixar.

Pergunta: Como você pode se anular com precisão?

Resposta: Um Cabalista realiza esta ação natural quando trabalha no mundo espiritual. Afinal, esta é a primeira condição para existir no mundo espiritual quando você anula o seu “eu”, e nesse momento não tem outro objetivo senão aderir ao nível superior e cumprir a sua vontade.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Representante de Deus!”, 13/03/10

Temos 90 Segundos Restantes

235Comentário: Um “Relógio do Juízo Final” foi iniciado em 1947 pelos criadores da primeira bomba atômica. Este relógio mostra quanto tempo resta até meia-noite, o que marca um cataclismo nuclear. A decisão sobre o tempo restante é tomada por um conselho composto por 18 ganhadores do Nobel.

Hoje, dizem, faltam noventa segundos para a meia-noite. De acordo com os seus cálculos alertam que nos aproximamos da catástrofe e que todos precisam reagir. Afirmam que enfrentamos o momento mais perigoso da história moderna. Eles nos incentivam a ter em mente que isso pode muito bem acontecer.

Minha resposta: Sim.

Pergunta: Por que não nos importamos completamente com essas declarações?

Resposta: Essas declarações são, na verdade, completamente sem importância para nós.

Pergunta: Então eles se reúnem lá, conversam, determinam quanto tempo falta para meia-noite, e não nos importamos com isso. Por quê? Por que não temos medo disso?

Resposta: Essa é a nossa natureza.

Pergunta: Esta será sempre a sua resposta?

Resposta: O que mais pode ser feito? É assim que eu vejo.

Comentário: Mas eu tenho filhos, netos. Eu tenho minha própria vida.

Minha Resposta: E daí? Você realmente quer que eles continuem esta vida miserável?

Comentário: Não quero que eles tenham uma vida miserável.

Minha Resposta: Sofrendo incessantemente, de século em século.

Pergunta: Então não haverá nenhum Relógio do Juízo Final tiquetaqueando dentro de mim, fazendo-me tremer e me preocupar: “Isso vai acontecer a qualquer momento”?

Resposta: Não!

Comentário: Estou tentando; quero parar com tudo isso!

Minha Resposta: Se acabar, que diferença fará para eles se isso acontecer hoje ou daqui a dez anos?

Pergunta: Então, todos esses apelos à ação não significam nada?

Resposta: Não.

Pergunta: Então porque é que apelam à ação, assinam tratados, reúnem-se na ONU e realizam reuniões do Conselho de Segurança? Por quê?

Resposta: Alguém tem que fazer algo e ser pago por isso. Nada vai mudar. Este mundo continuará condenado.

Pergunta: Então, o que deveríamos fazer? Se não pararmos estas guerras, não trabalharmos pela paz no mundo ou qualquer outra coisa, o que deveríamos fazer?

Resposta: Na verdade, o melhor seria se todos dormíssemos. Realmente. Se inventássemos uma pequena pílula: agora mesmo, digamos à meia-noite, todos nós tomamos a pílula e acordamos daqui a 100 anos.

O que aconteceria durante esse tempo? O mundo se curaria.

Comentário: Você viu o que aconteceu durante o período da Covid. Os animais chegaram às cidades, o ambiente melhorou. Disseram-nos que nascentes, lagos e rios estavam ficando mais limpos. O mundo se purificaria da nossa poluição.

Minha Resposta: Sim, isso seria bom.

Pergunta: Nada mal, é claro. Pelo menos ninguém está matando ninguém. Mas na realidade? Não haverá pílula, não podemos dormir.

Estas pessoas encontraram um objectivo para si mesmas: alertar o mundo sobre a catástrofe nuclear. Outras, pelo contrário, estão construindo bombas nucleares. Outras ainda querem viver em paz, mas não têm permissão para isso. Em última análise, aonde todos nós, como humanos, deveríamos chegar?

Resposta: Deveríamos chegar à pergunta: “Qual é o propósito da vida humana?” E, claro, não apenas para dormir a vida toda e não fazer nada, mas para obter uma resposta a esta pergunta: “Por que estou vivendo?”

Todos nós precisamos fazer essa pergunta e receber uma resposta.

Pergunta: Você pessoalmente vê sua tarefa em fazer com que as pessoas façam essa pergunta?

Resposta: Sim.

Pergunta: A que resposta elas chegarão se fizerem a pergunta?

Resposta: Porque eu vivo.

Pergunta: E por que isso acontece?

Resposta: Por quê? Isso é para cada pessoa entender: o propósito da sua vida.

Pergunta: Então este é o motor da vida?

Resposta: Sim, para empurrar as pessoas em direção ao Criador. Acredito que não há tarefa mais elevada do que subir ao nível do Criador.

Pergunta: Uma pessoa comum também responderá a esta questão?

Resposta: Sim.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 01/04/24