Superando Dificuldades

112Pergunta: No dia a dia, quando encontramos dificuldades e percebemos que não temos forças para superá-las, deixamos de nos esforçar. Mas na Cabalá, pelo contrário, quanto mais uma pessoa passa por dificuldades, mais forte ela fica.

Isso faz parte do caminho. Mas como evitar cair nesta estranha filosofia de que se as coisas são difíceis, significa que são boas?

Resposta: Ninguém diz que difícil é bom. Ninguém aceita dificuldades. Pra quê? Para mostrar que sou um herói e lutar contra moinhos de vento? Que sou Dom Quixote e você pode rir?

Eu quero alcançar a meta. Se precisar me esforçar, farei, porque vejo as dificuldades como uma ajuda, graças à qual cresço. Afinal, o movimento em direção à meta só pode ocorrer na medida do meu crescimento espiritual. É por isso que preciso de obstáculos.

São como problemas que uma criança em idade escolar resolve em sala de aula. No trabalho espiritual, resolvemos problemas para que cada uma das dificuldades crie em nós uma percepção e um sentimento de mundo completamente novos.

Em princípio, não se trata nem de dificuldades, mas de aprendizagem, adaptação e enriquecimento com coisas novas. É assim que tudo acontece na ciência e em outras áreas do conhecimento.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Superando Dificuldades”, 05/01/12