“Quem É Um Verdadeiro Cientista?” (Times Of Israel)

Michael Laitman no Times of Israel: “Quem É Um Verdadeiro Cientista?

“Para mim, sou apenas uma criança brincando na praia, enquanto vastos oceanos de verdade permanecem desconhecidos diante de mim” –Isaac Newton

Este é um fenômeno normal justamente porque Newton explorou e sentiu o mundo, por isso se considerava uma criança. Sua atitude era que se ele encontrasse algumas pedrinhas, ele se consideraria sortudo, não deixando seu orgulho tomar conta dele, por isso ter sido dado a ele.

Hoje, os métodos de contemplação interior que Newton utilizou para investigar o mundo foram substituídos por métodos técnicos e tecnológicos. É por isso que não existem mais “Newtons”. O último “Newton” foi, eu diria, Lev Landau. Não houve ninguém assim depois dele.

Um cientista é aquele que deseja compreender o significado da existência do nosso mundo. O campo da ciência em que se trabalha não importa, seja biologia, tecnologia, física ou qualquer outra coisa, mas quem procura compreender a natureza da existência do nosso mundo é um verdadeiro cientista.

O tempo dos cientistas do tipo “Newton” terminou. Nenhum cientista poderia ascender tanto quanto deveria por natureza, porque a ciência genuína está em conflito com os interesses do governo. Os cientistas hoje participam de vários seminários e academias que organizaram para eles. Fora isso, eles ficam calados e trabalham para cumprir as demandas de fabricação de diversas tecnologias e armas.

Se pegássemos Newton da sua época e o trouxéssemos para cá – como ele é, sem a influência de mais ninguém – penso que ele não responderia positivamente às instruções para fabricar bombas nucleares e de hidrogênio, e outras armas. Cada cientista, de acordo com a profundidade das suas realizações, sente simultaneamente o auge da ciência e não consegue ligá-la às exigências egoístas e mercantis que o governo oferece.