Por Que Ninguém Quis Comprar O Legado De Newton?

219.01Pergunta: Quando o grande Newton morreu, seus parentes quiseram vender seus escritos. Naturalmente, eles queriam receber centenas de milhares de libras por isso.

Os compradores vieram da Biblioteca de Cambridge, do Museu Nacional Britânico, de bispos e assim por diante. Eles abriam os escritos de Newton, começavam a lê-los e os afastavam como se fossem uma praga. Seu trabalho permaneceu intocado por muitos e muitos anos.

O fato é que Newton acreditava em um Deus. Entre outras coisas, ele citou o Rambam e seguiu os sábios judeus.

Ele escreveu sobre a singularidade de Deus, que criou tudo, que transmitiu conhecimento sobre o sistema do universo ao primeiro homem – Adão, e depois aos poucos escolhidos até Abraão, e depois ao povo judeu. Foi assim que Newton definiu o papel dos judeus na história mundial.

Porém, de forma direta, os segredos eram acessíveis a poucos. Ou seja, eram acessíveis a Moisés e cuidadosamente criptografados na estrutura do Templo de Jerusalém. Então, Newton começou a estudar o Templo de Jerusalém. Em cada esquina, ele viu a harmonia do universo e escreveu sobre isso.

Não sei se é possível fazer tal comparação, mas Abraão e Moisés obtiveram tal acesso ao Criador, então Newton também quis obtê-lo. Isto é, ele queria chegar ao Criador por meio da ciência. É possível ou não?

Resposta: Através da ciência? Eu acho que não. Muitas pessoas queriam avançar através da ciência para uma visão do mundo superior, da governança superior, mas ninguém foi autorizado a fazê-lo dessa forma.

Pergunta: Você pode nos dizer por quê? Basicamente, ele deu os primeiros passos?

Resposta: Externamente, ele tomou medidas externas nesse sentido em suas descobertas.

Pergunta: Sim, e ele também estudou hebraico. Mas por que não é permitido?

Resposta: O fato é que você não pode revelar dessa forma. É preciso descobrir novos instrumentos para alcançar a natureza e fazer com que a natureza se revele a ele. Isto é, do lado do homem para o Criador e do lado do Criador para o homem. Não creio que isto seja possível exceto através da Cabalá e da ciência da Cabalá. Na verdade, muitos tentaram conseguir isso, mas encontraram tais restrições que não conseguiram.

Pergunta: Então, depois de tais tentativas, não aparece nenhuma abertura no coração ou em algum lugar dentro de uma pessoa?

Resposta: Abre um pouco e está abrindo, de fato, na ciência.

Pergunta: E então voltamos à ciência?

Resposta: Sim.

Comentário: Então, esta realização do cientista – desliga tudo.

Resposta: Você pode ver como isso acontece. De geração em geração, a ciência avança de alguma forma em pequenos passos, mas na verdade não lhe é permitido ir mais longe.

Pergunta: Você tem feito isso durante toda a sua vida e diz: “Somente através da Cabalá”. Você parecia ter tentado romper tanto o método científico quanto o método da Cabalá. E você ainda diz: “Através da Cabalá?”

Resposta: Sim.

Comentário: Aqui temos um ponto sobre o qual você continua falando, chamado “fé acima da razão”. Ou seja, o cientista segue a mente. O Cabalista segue a fé acima da razão.

Minha Resposta: Sim.

Pergunta: Para as pessoas comuns, você pode explicar novamente o que é, qual é a diferença entre as outras ciências se a fé está acima da razão?

Resposta: Não consigo explicar. Uma pessoa deve se envolver seriamente na autoeducação, mas não por outros métodos ou fontes.

Comentário: Não é psicologia.

Minha Resposta: Isso não é psicologia. É preciso posicionar-se em relação à natureza para que a natureza o deixe entrar.

Ela permite que você entre quando uma pessoa está pronta para servi-la em tudo para alcançar a natureza. Isto é, que o Criador esteja acima de tudo para ela. Isso não é um apego religioso ao Criador, mas sim uma devoção ao Criador na ideia, a adesão ao Criador.

Pergunta: Qual é a diferença entre a religião e a ciência da Cabalá neste caso? Você disse: “Isso não é uma religião”. A religião também tem uma direção, tem um objetivo específico. Mas aqui?

Resposta: Aqui é preciso seguir os mandamentos do Criador para alcançá-Lo.

Pergunta: Mas não está aí?

Resposta: Não, a religião não oferece uma direção para alcançar o Criador; não.

Pergunta: Então por que sigo os mandamentos?

Resposta: Seguir Suas instruções externas, leis externas.

Pergunta: Mas falta este ponto de alcançá-Lo?

Resposta: Sim, embora você não consiga explicar nada. Você precisa estudar e aos poucos começar a entender o que é exigido de você.

Pergunta: Então ainda exige que eu mude?

Resposta: Sim.

Pergunta: Em que momento percebo que preciso mudar? Continuo estudando e estudando – até que ponto?

Resposta: Quando for necessária a autoanulação completa.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 08/01/24