Pela Primeira Vez Na História

259.02Abra estes livros e você encontrará todas as boas ordens que aparecerão e o fim dos dias, e você encontrará neles a boa lição pela qual organizar os assuntos mundanos hoje também, pois podemos aprender com o passado e, através disso, corrigir o futuro (Baal HaSulam, “A Última Geração”).

Pergunta: Você sempre disse que a Cabalá não está preocupada com o nosso mundo. Ela eleva a pessoa ao mundo superior e descreve estados espirituais.

Acontece que Baal HaSulam foi o primeiro dos Cabalistas a escrever sobre a organização do nosso mundo?

Resposta: Sim, antes do Baal HaSulam, quase nenhum dos Cabalistas escreveu sobre esse tópico. Pela primeira vez na história, ele começou a descrever o nosso mundo, o mundo superior e a transição entre os mundos.

Pergunta: Baal HaSulam escreve que ele não é um dos representantes mais destacados da raça humana, e se ele abriu esses livros e extraiu alguma informação deles, então, em princípio, qualquer um dos escolhidos da geração, com um pouco de esforço, poderá encontrar nestes livros tudo o que é necessário para construir uma sociedade.

Por que ele escreve tão modestamente sobre si mesmo?

Resposta: O fato é que aqueles que estudam Cabalá veem suas conquistas de qualquer maneira. E o que ele deveria escrever para aqueles que não entendem nada sobre isso?

Pergunta: E quando ele fala dos escolhidos da geração, de quem ele está falando?

Resposta: Das primeiras pessoas da geração, os sábios. As pessoas que não estudam Cabalá não serão capazes de obter informações destes livros e construir uma sociedade do futuro. Afinal, como elas saberiam o que fazer?

Esse conhecimento não é transferido do chefe para o executor. Aqueles que trabalharão diretamente com o mundo e organizá-lo como a humanidade da última geração devem dominar a sabedoria da Cabalá e as suas técnicas.

Pergunta: Baal HaSulam enfatizou que ele levava os princípios de construção de uma sociedade futura tão perto do seu coração que ele não conseguia mais se conter e decidiu revelar essa sabedoria.

Ele escreveu essas linhas no final de sua vida. Tudo o que foi escrito antes disso não prova que ele revelou a Cabalá às pessoas? Afinal, ele é autor de um grande número de livros.

Resposta: Ele quis dizer que ainda não havia revelado esse tipo de informação ao mundo.

De KabTV, “A Era da Última Geração”, 04/02/24