O Milagre Da Tradução Da Torá

963.1Pergunta: No Talmude, uma antiga fonte de sabedoria judaica, está escrito:

Houve um incidente envolvendo o Rei Ptolomeu do Egito, que reuniu setenta e dois Anciãos dos Sábios de Israel, e os colocou em setenta e duas salas separadas, e não lhes revelou com que propósito os reuniu, para que não coordenar suas respostas. Ele entrou e se aproximou de cada um e disse a cada um deles: Escreva para mim uma tradução da Torá de Moisés, seu professor. O Santo, Bendito seja Ele, colocou sabedoria no coração de cada um e todos concordaram com um entendimento comum. Todos eles não apenas traduziram o texto corretamente, mas também introduziram as mesmas alterações no texto traduzido”.

Foi assim que a Torá foi traduzida para o grego.

Minha pergunta é: essa fonte é confiável? Podemos dizer que isso aconteceu exatamente como está escrito?

Resposta: Onde está escrito?

Comentário: No Talmude.

Minha Resposta: Então, por que você está perguntando?

Pergunta: O que é considerado um milagre: o fato de os 72 anciãos terem traduzido a Torá como se fosse feita por um tradutor, ou de Deus ter colocado neles uma única sabedoria, uma única intenção? Qual é o milagre aqui?

Resposta: O milagre é mais provável que todos tenham traduzido como uma só pessoa. A raiz disso foi, como está escrito, que Deus colocou neles uma única sabedoria e um único pensamento.

Pergunta: Como isso acontece? 72 pessoas diferentes escrevem exatamente o mesmo texto sem o menor erro. Como é que Deus coloca isso em cada uma delas?

Resposta: Porque é Deus. E porque estes são 72 sábios especiais do mais alto nível de conhecimento (portanto 72). O próprio número é o nível de conhecimento mais elevado. É por isso que eles foram capazes de fazer isso.

Pergunta: Podemos dizer que se Deus instila uma intenção e uma única sabedoria, Ele quer que esta fonte, a Torá, seja espalhada pelo mundo?

Resposta: Isto foi dito muitas vezes e também declarado diretamente que estas leis deveriam ser para o mundo inteiro.

Comentário: Diz-se aqui que eles conseguiram chegar a um entendimento comum.

Minha Resposta: Sim, esse é o milagre.

Pergunta: Alcançar um entendimento comum é um milagre. Se no passado 72 pessoas, o Sinédrio, tomavam uma decisão, hoje duas pessoas não podem tomar uma decisão. Duas! Elas devem entrar em conflito, cada uma afirmando a sua própria opinião.

Como podem as pessoas comuns, os políticos, os líderes ou apenas os indivíduos e as famílias chegarem a uma decisão, a uma opinião?

Resposta: Há uma falta de compreensão de que estamos sob a autoridade do Todo-Poderoso e que tudo vem Dele. Portanto, ao concordar com os outros, você, em princípio, se aproxima do Criador.

Pergunta: Você quer dizer que estou de alguma forma concordando com o Criador que está se expressando através de outro?

Resposta: Sim.

Pergunta: Se eu puder ir até aqui, reprimir-me e anular-me, poderei também ouvir o que me está sendo dito lá de cima?

Resposta: Você ouvirá o Criador.

Pergunta: Isto se aplica a ambas as partes em disputa e às famílias e, em geral, a qualquer estado?

Resposta: Não se trata de ouvir o que a outra pessoa está dizendo. Através deles, você ouvirá o Criador. Isso é importante.

Pergunta: Especificamente através da minha anulação?

Resposta: Sim.

Comentário: Você atribui grande importância à anulação.

Minha Resposta: Uma pessoa anula seu egoísmo, a coisa mais importante dentro dela, e deseja apenas trabalhar recebendo de fora. E “de fora” vem do Criador para eles.

Pergunta: Você está dizendo que o milagre aqui é precisamente esta anulação?

Resposta: Sim, esse é o milagre. Se pudéssemos anular-nos uns diante dos outros, ouviríamos o Criador. Mas Ele está escondido atrás do que dizemos uns aos outros, sem ouvir os outros.

Pergunta: Ele está esperando que sejamos capazes de fazer isso, de nos anularmos?

Resposta: Sim.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 28/12/23