Como Platão Transformou A Cabalá Em Filosofia

272Pergunta: Em 414 AEC, o profeta Jeremias, um dos quatro maiores profetas e Cabalistas, viveu no norte do Egito durante a época do Primeiro Templo. Durante este período, um jovem filósofo grego chamado Aristokl, mais tarde chamado Platão, estudou com ele.

Platão relembra: “Eu estava com Jeremias no Egito, e inicialmente zombava dele e de suas palavras, e no final, quando me acostumei a falar com ele e a observar atentamente suas ações, vi que suas palavras eram palavras do Deus vivo. Então, eu disse em meu coração e estabeleci que ele era um sábio e profeta.”

A questão é: Isso significa que a sabedoria do profeta e Cabalista estava aberta naquela época para outras nações?

Resposta: Sim, porque eles também estavam num nível espiritual apropriado. Significa que Platão praticamente entendeu com quem estava lidando; portanto, esta sabedoria poderia ser revelada a ele.

Pergunta: Por que a sabedoria foi posteriormente fechada? Por que a Cabalá foi fechada para o mundo?

Resposta: Existem períodos no desenvolvimento da humanidade. Inicialmente era simples e havia laços mais estreitos entre as nações sem diferenças significativas. Mas então, a alienação entre elas ocorreu cada vez mais. Cada uma seguiu seu próprio caminho e, finalmente, houve uma separação que continua a se desenvolver até hoje.

Pergunta: De onde veio essa proibição? Quem proibiu a disseminação da Cabalá às nações do mundo?

Resposta: Foi uma consequência da destruição do Templo, ou seja, uma queda do nível do Templo.

Pergunta: Os próprios Cabalistas proibiram tudo isso?

Resposta: Sim, claro.

Pergunta: Podemos dizer que o mundo não estava pronto para receber este conhecimento?

Resposta: Sim, naturalmente, se o tivesse recebido naquele momento, não teria conseguido utilizá-lo corretamente.

Pergunta: Como é que a sabedoria que Platão recebeu de Jeremias mais tarde se transformou em filosofia grega com a sua multidão de deuses?

Resposta: Eles tiraram disso o que podiam, o que podiam compreender, e de alguma forma absorveram isso em si mesmos, na sua sociedade, no seu sistema, e foi isso. E então…

Comentário: Mas Platão viveu disso. Ele até sentiu que eram como as palavras do Deus vivo.

Minha Resposta: Não importa.

Pergunta: Onde ela desaparece depois e se transforma em filosofia?

Resposta: Dissolveu-se. Não imediatamente, mas gradualmente.

Pergunta: Mas o fato de ter sido Platão, e de todos falarem dele e saberem dele, ainda há algum mérito para Jeremias, seu professor Cabalista?

Resposta: Claro! Tudo o que Platão falou mais tarde, ele recebeu em parte de Jeremias.

Comentário: Então, podemos dizer que essa elevada filosofia grega de que todos falam é uma consequência…

Minha Resposta: …de encontro com Cabalistas.

Comentário: Você é frequentemente acusado de espalhar a Cabalá para o mundo, para todos. Portanto, essa proibição ainda se aplica a muitas pessoas hoje.

Minha Resposta: Que muitos permaneçam em silêncio.

Pergunta: Você pode dizer o que aconteceu? Que tipo de revolução é essa?

Resposta: A Cabalá sempre foi espalhada em ondas. Houve momentos em que ela poderia ser ensinada, falada e escrita. E houve momentos em que ela foi diminuindo e se escondendo cada vez mais.

Pergunta: O que aconteceu com o tempo que de repente começou a exigir a Cabalá? Que época é essa?

Resposta: É porque vivemos num mundo egoísta e o egoísmo dentro de nós se desenvolve constantemente. Portanto, os Cabalistas, vendo que não tinham outro método, meio ou armas contra o egoísmo que tanto se desenvolvia na sociedade, decidiram tirar a Cabalá dos seus lugares ocultos e mostrá-la ao mundo inteiro.

Pergunta: Seu professor sabia que você seguiria esse caminho de disseminação?

Resposta: Claro, ele sabia. O que ele escreveu? E o que seu pai, Baal HaSulam, escreveu?

Comentário: O pai dele até escreveu mais.

Minha Resposta: Sim, então era natural que aqueles que se consideravam seguidores do Baal HaSulam e do Rabash, e não apenas eles, mas também o Rambam, o Ramchal e o Baal Shem Tov, disseminassem a Cabalá.

Pergunta: Isso significa que o tempo exige a Cabalá?

Resposta: Sim.

Pergunta: Que problemas a Cabalá pode resolver hoje?

Resposta: Ela pode fortalecer as pessoas na sua busca para descobrir quem somos, qual é o nosso propósito e o que podemos fazer para trazer a paz ao mundo.

Isso é necessário para todas as pessoas. Qual o significado da vida? A Cabalá responde a todas as perguntas. Acredito que somente a sua revelação pode dar às pessoas a chave do mundo superior.

Pergunta: Existem muitas práticas diferentes, mas você sempre destaca a Cabalá. Você diz: “Isso é especial, isso é uma sabedoria”. Você sempre a separa de alguma forma de todas essas práticas e religiões. Por quê?

Resposta: Porque, em princípio, não existem práticas na Cabalá, apenas o desejo do coração de uma pessoa por uma conexão com o Criador.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 01/01/24