Veja Um Mundo Completamente Corrigido

276.01Pergunta: Quando falamos sobre as falhas de um amigo, estamos nos referindo às suas qualidades internas ou a algumas ações externas? Por exemplo, assumimos o compromisso de chegar na hora certa para a lição, mas meu amigo não vem e, claro, eu vejo isso. Devo justificar essa falha?

Resposta: Na verdade, os Cabalistas dizem que tudo o que vejo como errado nos outros é apenas porque está em mim. Ou seja, vejo na outra pessoa um reflexo das minhas más qualidades.

Comentário: Sim, mas…

Minha Resposta: A sua reação é inteiramente justificada, mas isto é geralmente verdade. Uma pessoa corrigida nunca verá más qualidades em nada ou em lugar nenhum, mesmo quando enfrentar as propriedades egoístas mais nojentas e flagrantes! Porque ele não se parece com essas propriedades.

Pergunta: Digamos que você e eu estamos no mesmo grupo. Você percebe que estou ausente da lição matinal? Você dá desculpas para mim? Você acha que é sua culpa eu não ter assistido à lição?

Resposta: Sim, também sou culpado.

Pergunta: Você tem alguma reclamação contra mim?

Resposta: Não. Apenas em relação a mim mesmo. Mas aqui estamos falando de um nível muito elevado.

Pergunta: Até atingirmos este nível elevado, como devemos reagir quando vemos danos causados ao grupo por um amigo? Todo mundo tem que justificar?

Resposta: Você deve corrigir a si mesmo até ver o mundo inteiro corrigido.

Pergunta: Se eu sozinho vejo alguma falha em um amigo, ainda posso dizer que ela está em mim, mas quando todos os amigos veem essa falha, este é um estado totalmente diferente. Certo?

Resposta: Não importa. Devemos alcançar um estado onde vemos o mundo corrigido, e somente o Criador se manifesta ali. Em relação a este estado, nos vemos como de alguma forma ainda não corrigidos. Portanto, não existe tal condição que não possa ser justificada em nosso mundo.

De KabTV, “Cabalá Prática”, 16/01/24