Por Que Alexandre, O Grande, Não Destruiu Jerusalém?

200.01Pergunta: Alexandre, o Grande, o grande comandante, marchou sobre Jerusalém. Ele já era grande naquela época, havia conquistado meio mundo. E está escrito no Talmude que o Sumo sacerdote Shimon HaTzadik saiu ao seu encontro, e com ele os anciãos.

Está escrito o seguinte: “Eles se moveram a noite toda à luz de tochas e ao amanhecer se encontraram com os destacamentos avançados da Macedônia. Nós ficamos no caminho deles. O esquadrão parou. Alexandre, o Grande, desceu da carruagem e ajoelhou-se diante do Sumo sacerdote. O ataque a Jerusalém foi cancelado”.

A partir desse momento, o nome Alexandre foi incluído na lista dos nomes judeus.

A questão é muito importante para hoje: a que a força cede? Você está equipado, tem metade do mundo atrás de você, conquistou metade do mundo e desiste!

Resposta: Existe um poder superior e Alexandre sentiu isso. Depois que conquistou o mundo inteiro, ele não ficou cego por isso. Ele sentiu o poder deste ancião e, portanto, desceu da carruagem e curvou-se diante da grande sabedoria que sentiu neste homem.

Pergunta: Ainda assim, como emaná-lo? Eu entendo, este é um grande Sumo Sacerdote, esta é uma conexão com uma força superior. Mas ainda assim, agora, hoje, quando tudo isto está acontecendo, é possível enfrentar armas como esta e vencer? É possível ou não?

Resposta: Depende de com quem você vai falar.

Comentário: Afinal, você vê a nobreza por trás de Alexandre, o Grande.

Minha Resposta: Não só isso. Ele é um homem inteligente, é um grande homem que não saiu apenas para conquistar o mundo. Ele veio para preencher este mundo com ciência e iluminação. E antes de tudo, ele queria deixá-lo nas cidades por onde passavam suas tropas.

Ele queria tornar este mundo, é claro, helênico, mas era iluminado. Isto é, elevar este mundo pagão ao nível da iluminação.

Pergunta: Qual é o espírito que uma pessoa irradia e que tudo conquista? Estou perguntando sobre o Sumo sacerdote agora.

Resposta: O Sumo sacerdote é obrigado a permanecer em Jerusalém; ele não tem para onde ir. Ele tem uma missão completamente diferente. Ele deve encher a terra com espírito.

Pergunta: E se ele saiu agora e conheceu o macedônio, o que isso significa?

Resposta: Significa que dois grandes homens, força e inteligência, se uniram, cada um se entendendo, respeitando um ao outro, e decidiram salvar Jerusalém com base nisso.

Pergunta: A ideia do Sumo sacerdote foi salvar Jerusalém?

Resposta: Sim.

Pergunta: Quando você diz “espírito”, você quer dizer necessariamente uma força superior neste conceito? Não existe espírito sem um poder superior?

Resposta: Não, não existe. O espírito é a força superior que, aliás, geralmente existe em qualquer pessoa. Depende apenas do quanto a pessoa deseja elevar esse espírito acima dela. Digamos que Hitler não conseguiu, mas Alexandre, o Grande, conseguiu. Portanto, até hoje, os judeus costumam chamar seus filhos de Alexandre em homenagem a Alexandre, o Grande.

Comentário: Não há outro caso como este na história.

Resposta: Não existe tal coisa, de forma alguma.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 25/12/23