O Que Há De Interessante Na Sabedoria Da Cabalá?

214Pergunta: Seu professor Baruch Ashlag (Rabash) escreveu artigos nos quais afirma que uma pessoa que estuda Cabalá vive entre pessoas que não têm nada a ver com o desenvolvimento espiritual e até mesmo se opõem a ele.

Portanto, se ela quiser desenvolver-se espiritualmente e mudar a sua natureza egoísta, ela deve organizar um novo ambiente que a apoie. Mas, por outro lado, ela precisa ter o cuidado de não se desligar da sociedade, dos conhecidos, dos pais, e de não se fechar num pequeno grupo, e de não entrar no ascetismo.

Como podemos fazer a escolha certa entre uma sociedade egoísta que não apoia o desenvolvimento espiritual e um grupo comprometido com ideias e valores altruístas?

Resposta: O fato é que qualquer ciência, qualquer hobby de uma pessoa a captura e começa a puxá-la em sua direção.

É o mesmo com a Cabalá. Além disso, a Cabalá atrai muito mais do que qualquer outra atividade porque revela o significado do nosso mundo, a sua história, a criação do homem, a forma como ele é controlado e o seu comportamento do ponto de vista da natureza.

Naturalmente, oportunidades muito fortes se revelam diante de uma pessoa aqui, e realmente se sente que ela pode ser levada para algum lugar, levada demais, arrancada de tudo que é corpóreo.

Via de regra, tais sensações surgem em iniciantes. Mas, em geral, precisamos tranquilizá-los aqui, porque tudo isso não é o que pode parecer para eles.

O fato é que todos nós às vezes nos deixamos levar por todo tipo de coisa. Mas a sabedoria da Cabalá é interessante porque não nos separa deste mundo, mas pelo contrário, revela-o ainda mais.

Portanto, uma pessoa que estuda corretamente a Cabalá entra em contato ainda maior com este mundo, compreende-o, classifica-o e, finalmente, encontra uma raiz clara e estável neste mundo.

De KabTV, “Cabalá Prática”, 16/01/24