Hoje Somos Uma Cadeia De Cegos

229Pergunta: Dois estudantes olharam para uma bandeira agitada. Um disse: “A bandeira está se movendo”. O outro respondeu: “Não, é o vento que faz a bandeira se mover”. O professor deles veio e disse: “Vocês dois estão errados. É um pensamento que se move na cabeça de vocês”.

Por que cada um tem sua própria percepção da realidade?

Resposta: A percepção da realidade é diferente para cada pessoa porque todos fomos criados em bases e ideais diferentes.

Comentário: Mas eu vejo a mesa, vejo essa bandeira.

Minha Resposta: Mas ele vê as coisas de forma diferente e a terceira pessoa vê outra coisa. Então todo mundo vê de acordo com a forma como foi criado.

Pergunta: Então não podemos concordar sobre o fato da bandeira estar se movendo? Não podemos concordar nisso juntos?

Resposta: Não.

Pergunta: Alguém irá se opor? Ele dirá: “É o vento”? E outro dirá: “Um pensamento”.

Deveríamos concordar? Dizemos que deveríamos chegar ao mesmo ponto de vista. Continuamos dizendo: “A decisão tomada em conjunto é a certa”.

Resposta: Mas pelo que entendi, eles não podem tomar uma decisão juntos.

Pergunta: Eles não podem. Como tomamos uma decisão juntos?

Resposta: Não há como. Eles vão abandoná-la e ir embora. Mais tarde, eles serão reunidos novamente de cima, direcionados e empurrados.

Pergunta: Como o Sinédrio tomava suas decisões há 2.000 anos? Havia um Sinédrio na Judeia, um órgão governante. Como eles tomavam uma única decisão com tantas pessoas?

Resposta: Havia muitas discussões e opiniões. Ainda assim, nem todos eram pessoas simples e entendiam que havia aqueles entre eles mais próximos da força superior, do Criador, ou da natureza, que entendiam e sabiam mais. E eles mais ou menos cediam a eles.

Pergunta: Então, precisamos nos anular diante das pessoas mais nobres?

Resposta: Não pode haver truques ou artifícios aqui, apenas quem é mais elevado está certo.

Pergunta: Mas como alguém determina que é mais elevado? Novamente, estamos diante da percepção da realidade. Como cada um se sente?

Resposta: Na nossa realidade, isso é impossível.

Comentário: Então você está nos levando à conclusão de que é impossível tomar uma decisão comum.

Resposta: Claro que não. Quem está no comando do exército, ou das agências de aplicação da lei, ou de qualquer outra coisa, está certo. Este mundo está condenado.

Comentário: Parece que os cegos estão andando sem saber para onde estão indo. Eu ainda gostaria de dar uma chance ao mundo.

Minha Resposta: Dar uma chance não depende de nós. Nós podemos ver isso. Dar uma chance só depende do mundo superior.

Pergunta: Deveríamos chegar à conclusão de que somos governados de cima? Todos deveriam compreender que não lideramos, mas somos liderados?

Resposta: Sim.

Pergunta: Se chegarmos a este entendimento, a esta anulação perante a força superior que controla tudo, o que acontecerá?

Resposta: Então procuraremos o mais sábio entre nós e o seguiremos. Isso é chamado de cadeia de cegos que seguem os que enxergam.

Comentário: Isto não é fácil para o mundo.

Minha Resposta: Então há muito mais a aprender.

Pergunta: Mas há apenas uma conclusão que deve chegar apenas a isso?

Resposta: Sim.

Pergunta: Ok, podemos entender o vento. O movimento da bandeira também é claro. Como o pensamento controla ou move, digamos, objetos?

Resposta: Onde quer que eu direcione meus pensamentos é onde estou. Todas as minhas forças também estão indo para lá. O pensamento está em primeiro lugar.

Pergunta: O pensamento vem primeiro? É isso que esquecemos o tempo todo. Pensamos: “Sou eu indo”, mas foi um pensamento que me mandou para lá? E quem dirige os pensamentos? É esta força superior?

Por que ela não pode agora dirigir os nossos pensamentos para o que vemos, para o fato de que só podemos sair se nos agarrarmos ao que vemos?

Resposta: Porque ainda não amadurecemos.

Pergunta: Então ainda estamos amadurecendo?

Resposta: Sim. Quando meu professor morreu, eu percebi claramente que ainda não estávamos maduros. Mas temos que avançar.

Pergunta: Por que isso aconteceu naquele momento específico? Você disse: “Esse foi o ponto exato”.

Resposta: Porque o mundo ficou órfão.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 04/12/23