De Grau Em Grau

506.2Porém, antes de concluirmos o curso, não podemos saber nada com certeza. Isso é chamado de “aprender primeiro, depois entender”.

Um pequenino, que começa a comer pão, ainda não tem conhecimento, mas apenas do pão. E quando começa a crescer, ele começa a entender que existe uma razão para o pão, que causa a forma do pão (Baal HaSulam, Shamati 166, “Dois Discernimentos na Realização”).

Pergunta: Como sentir a conquista do grau espiritual se é impossível falar sobre o resultado final?

Resposta: No nosso mundo também não vemos o estado final, mas gradualmente, de grau em grau, de estado em estado, alcançamos causas e resultados parciais, depois outra causa e outro resultado parcial. E assim subimos pelas etapas da realização.

Pergunta: Ao nos unirmos em dezenas, como transferimos alguns estados de um para outro se é impossível fixar algo em comum?

Resposta: Mas é assim que aprendemos. Isso ainda não é uma conquista, mas simplesmente passos em direção ao Criador, como na escola e na vida. Como se explica no exemplo de uma criança que, pelo fato de lhe dar pão para comer, ela começa a compreender de onde ele vem e o que é. O mesmo ocorre aqui.

Da Lição Diária de Cabalá 12/01/24, Escritos do Baal HaSulam, “Dois Discernimentos na Realização”