Conectado Com Outras Almas

165Pergunta: Para os nossos grandes professores havia condições para esconder os segredos da Torá e revelar os sabores da Torá. Acontece que enquanto estudamos os sabores da Torá, seguimos um caminho bem trilhado e devemos revelar os segredos da Torá através de nossos próprios esforços, e então este é o nosso caminho. Certo?

Resposta: Na verdade não. Depende de quão próximo você está de outras pessoas que estão caminhando com você em direção à realização da alma. Afinal, alcançamos uma alma comum.

Portanto, há algumas coisas aqui que precisamos descobrir. Ao estar conectado com um certo número de almas, cada um de nós pode receber ajuda com base nesta conexão. Como escreve Baal HaSulam: “É por isso que os grandes escondem muitas coisas. E exceto por esta parte, há um grande benefício para as almas daquilo que elas recebem das inovações da Torá de outros”.

Existem casos diferentes. Geralmente ficamos muito felizes por termos uma conexão através das almas, a fim de nos conectarmos com outros que alcançaram e, portanto, podemos ascender e revelar muito mais do que cada um alcança por conta própria.

Pergunta: Os grandes Cabalistas foram proibidos de revelar os segredos da Torá?

Resposta: Não, depende. Caso contrário, hoje não teríamos nenhum livro Cabalístico.

Pergunta: Houve algum Cabalista na história que perdeu seu grau?

Resposta: Não. O Cabalista passa por tais condições quando já se apega a tudo com absoluta confiança, e ninguém jamais o afastará deste caminho.

Da Lição Diária de Cabalá 06/02/24, Escritos do Baal HaSulam, “A Alma da Pessoa A Ensinará”