“Como Posso Superar As Manipulações?” (Times Of Israel)

Michael Laitman no Times of Israel: “Como Posso Superar As Manipulações?

Recebi a seguinte mensagem de Dimitriy nas redes sociais que expressa a dor pela forma como os políticos e propagandistas sabem como manipular as sociedades que os seguem, muitas vezes até aos matadouros…

Fiquei furioso ultimamente. Por que sucumbimos aos políticos e propagandistas que nos desequilibram? Eles são a razão de tanta dor. Você vê claramente sangue derramando, pessoas se matando e se odiando. Tudo porque eles estão incitando, mas afinal tudo é ilusório e falso. Morremos por esta mentira enquanto eles engordam. Eles ganham muito dinheiro com esse derramamento de sangue, seus filhos vivem no luxo e eles também estão bem. Por que estamos cedendo? Onde está nosso raciocínio básico? Onde está o medo?

Na verdade, as pessoas em tais posições de poder tiram partido dos nossos pequenos egos, dos nossos desejos de nos divertirmos à custa dos outros, e assim populações inteiras sucumbem ao seu controle. Elas trabalham em conjunto com vários especialistas que entendem muito bem a natureza humana egoísta, sabendo como orientá-la na direção que desejam.

A questão é se existe uma solução para esta situação. Só será possível se compreendermos verdadeiramente a nossa natureza, como as suas rédeas são empurradas e puxadas em várias direções, e então seremos capazes de ver como estes políticos e especialistas em manipulação operam sobre nós, e não estarmos a bordo com eles.

Em última análise, porém, precisamos simplesmente compreender que uma atmosfera positiva e unificada e boas conexões humanas estão acima de todos os outros benefícios com os quais eles tentam nos subornar. Se valorizarmos relações humanas positivas, elas não serão capazes de nos desviar para todos os tipos de direções.

A aspiração de estabelecer uma conexão positiva deve nos levar à conclusão de que é melhor viver pacificamente com os nossos vizinhos, o que significa qualquer pessoa na nossa vizinhança, até as pessoas de outros países.

Por um lado, não é segredo e as pessoas geralmente compreendem que é bom estar em paz com as pessoas e os países vizinhos. Mas estas são apenas palavras. Quando se trata de uma crise, existem várias formas de colocar um país contra outro, e torna-se muito difícil parar essas avalanches depois de começarem a rolar.

Deveríamos, no entanto, tentar imprimir em nós mesmos a primazia de viver em paz. Na verdade, temos a capacidade de incorporar este princípio na sociedade, de modo que, se certas pessoas quiserem atrair uma sociedade para a guerra contra outras, fracassarão. Podemos alcançar este nível elevado de consciência em toda a sociedade; deveria ser a nossa aspiração mais importante.