“Como O Messias Será Conhecido?” (Times Of Israel)

Michael Laitman no Times of Israel: “Como O Messias Será Conhecido?

Messias, “Mashiach” em hebraico, vem da mesma raiz linguística da palavra para “puxar” (“Moshech”), pois é uma força que pode nos puxar para fora de nossos desejos inatos e egoístas, elevando-nos a um nível onde podemos compreender e sentir as leis supremas da natureza que operam nosso universo e nossas vidas.

Esta força chamada “Messias” ilumina e se expande através de pessoas especiais ou de uma geração especial, desvendando as leis da natureza para nós, pessoas aqui no nosso mundo.

Existem dois tipos dessas forças: Maschiach ben Yosef (Messias filho de José) e Maschiach ben David (Messias filho de David). Maschiach ben Yosef é uma força que prepara o público para a descoberta do Maschiach ben David. Hoje, vivemos na geração deste último.

A nível físico, vemos um regresso do povo judeu à Terra de Israel após um longo exílio, e o que resta é que esta nação se una de acordo com as leis do Messias, ou seja, as leis da conexão humana positiva, sendo a principal “amar o próximo como a si mesmo”. Então virá o Maschiach ben David, ou seja, a expansão global da consciência de como existir harmoniosamente de acordo com as leis interconectadas e interdependentes da natureza. Todos conhecerão, sentirão e se conectarão com o cumprimento das leis do Messias em sua totalidade.

A vinda do Messias significa que sentiremos o surgimento de um novo desejo dentro de nós, no qual convidaremos e atrairemos a força do Messias para se revelar no campo das nossas conexões uns com os outros.

Grandes Cabalistas de todas as gerações ansiavam por estes tempos. A sabedoria da Cabalá em si é a sabedoria do Messias. Ela ensina o método de revelar as leis da natureza a todas as pessoas de uma maneira clara e próxima do coração. Portanto, nos textos Cabalísticos, a disseminação do método da Cabalá está ligada à revelação do Messias. Como o Cabalista Yehuda Ashlag (Baal HaSulam) escreveu em seu artigo, “O Shofar do Messias”:

A geração é digna disso, pois é a última geração, que está no limiar da redenção completa. Por isso, vale a pena começar a ouvir a voz do Shofar do Messias, que é a revelação dos segredos, como foi explicado.

Esta “geração digna” da qual fala Baal HaSulam é a nossa geração.

“E quando os dias do Messias estiverem próximos, até mesmo as crianças do mundo estarão destinadas a encontrar os segredos da sabedoria e conhecer neles os fins e os cálculos da redenção, e nesse momento isso será revelado a todos” – Cabalista Yehuda Ashlag (Baal HaSulam), Comentário Sulam [Escada] sobre O Livro do Zohar, Porção Vayera , item 460.