Uma Vida Em Que É Difícil Encontrar Sentido

167Pergunta: Qual é o trabalho espiritual sobre si mesmo para uma pessoa comum?

Resposta: Uma pessoa em quem desperta a questão do sentido da vida começa a se conectar com aqueles que desejam ampliar o alcance de seus conhecimentos para descobrir “Para que sirvo? Por que eu? Qual é o propósito da existência?”

Todas essas questões o levam a expandir seus sentimentos: “Em que tipo de mundo estou? Existe algo acima disso? O que o controla? Onde está o mecanismo que o põe em movimento? Qual é a causa e o efeito de tudo isso? O objetivo?” Quando fazemos essas perguntas e não conseguimos encontrar a resposta, começamos a procurar.

Lembro-me de quando essa questão surgiu em mim pela primeira vez, eu tinha apenas cinco ou seis anos e me sentia velho, insatisfeito internamente, desligado de todos. Todas as crianças estavam correndo no quintal fazendo alguma coisa, e eu pensava: “Por que tudo isso?” E eu realmente não quero viver, não adianta.

Claro, a vida fala com você, você se interessa um pouco por esportes (tênis, ciclismo, corrida), se interessa um pouco por meninas, o desenvolvimento hormonal ainda está acontecendo. Mas em algum lugar no fundo, essa questão ainda permanece e não o deixa ir. Você se comporta como se fosse mecanicamente e percebe a falta de sentido disso.

Você vai à sinfonia, às exposições, aos museus. Você tenta de alguma forma se apegar a este mundo, conhecê-lo, provar o que as pessoas consideram elevado, especial. Mas por que? Você olha para uma pintura e pensa: “Alguém demorou alguns meses para pintá-la, pintou lindamente, e depois? Qual é o objetivo? Não há sentido.

Lembro-me de uma professora na escola dizendo: “O sentido da vida é comer uma comida deliciosa, relaxar, ir ao cinema, ler um livro interessante”, e assim por diante. Acontece que, como dizem os sábios, “você vive involuntariamente”, obtém um pouco de prazer, relaxa e esquece o sentido superior; caso contrário, toda a vida parecerá um inferno.

E se você não conseguir se acalmar? Já existem milhões dessas pessoas hoje em dia! Essas questões obrigam a pessoa a começar a expandir o campo de seus sentimentos.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Eterno e Perfeito”, 01/12/11