Os Inimigos Recuarão Diante Da Nossa Unidade

961.2A guerra revela ao nosso povo [Israel] que tudo depende da nossa conexão. Todos dizem que os inimigos recuarão diante da nossa unidade e que a nossa separação lhes dá força. Esperemos que a unidade da nação só aumente até a correção completa sem guerras.

É encorajador ver como o povo de Israel se uniu subitamente, como as pessoas começaram a apreciar umas às outras. Ninguém precisa mais explicar nada. Cada soldado no front sente que está em seu lugar e quer permanecer lá. Ele se sente melhor entre os amigos de lá do que entre as pessoas comuns do centro do país.

É um caminho tão difícil, mas estamos passando por enormes correções, toda a nação é e está honrada com a unidade. Quando os soldados chegam em casa de licença, dizem que a vida real está lá, no front, e querem voltar rapidamente, apesar de todo o perigo.

Esta é uma grande lição para todos nós e esperemos que deixe uma marca indelével nos nossos corações que nunca será esquecida. O principal é estar de todo o coração e alma com os soldados que estão na linha de frente e orar por eles.

Numa altura em que a unidade e a fraternidade crescem no front, a discórdia que existia antes da guerra recomeça na retaguarda. Mas este contraste nos ajudará a perceber quão indesejável é a desunião e nos ajudará a tomar a decisão certa.

Para quem está lutando contra um inimigo real e óbvio que quer nos destruir e nos expulsar de nossa terra, tudo está claro. Mas há também um inimigo interior, e cada um de nós terá de sentir que está contra o seu egoísmo e deve agarrá-lo e estrangulá-lo.

Como podemos reconhecer esse inimigo interno? Isso é muito fácil. Tudo em mim que me ajuda a aproximar-me dos outros é meu amigo, e tudo o que me aliena e desperta o ódio aos outros é meu inimigo.

Esta guerra amoleceu o coração das pessoas. Mas a nação de Israel passou por catástrofes tão terríveis na sua história e ainda assim regressou à separação. Esperemos que desta vez não haja regresso aos velhos hábitos.

Da 3a parte da Lição Diária de Cabalá 11/01/24, Escritos do Baal HaSulam, “Os Escritos da Última Geração”