Estamos Em Uma Conspiração De Máquinas?

204Nas Notícias (CNN.com): “Elon Musk alertou em uma nova entrevista que a inteligência artificial poderia levar à ‘destruição da civilização’, mesmo enquanto ele permanece profundamente envolvido no crescimento da IA através de suas muitas empresas, incluindo um suposto novo empreendimento.

“’A IA é mais perigosa do que, digamos, o projeto de aeronaves mal gerenciado, a manutenção da produção ou a produção ruim de automóveis, no sentido de que é, tem o potencial – por menor que se possa considerar essa probabilidade, mas não é trivial – de destruição da civilização,’…

“Musk disse na noite de segunda-feira que apoia a regulamentação governamental sobre IA…. Uma vez que a IA “poderá estar no controle”, poderá ser tarde demais para estabelecer regulamentações, disse Musk.

“’Uma agência reguladora precisa começar com um grupo que inicialmente busque insights sobre IA, depois solicite a opinião da indústria e depois proponha a criação de regras’, disse Musk.”

Pergunta: O que você pensa sobre isso?

Resposta: Ele lida com isso. Obviamente, deveríamos pelo menos ouvi-lo.

Pergunta: Você acha que é possível que uma máquina se volte subitamente contra um ser humano?

Resposta: Claro. Podemos nem sentir isso, mas talvez seja dirigido contra nós.

Pergunta: Então, você acha que poderia haver uma conspiração de máquinas?

Resposta: Não de uma forma tão grosseira como uma “conspiração de máquinas”. É difícil apontar algo que inventamos que tenha sido apenas positivo.

Pergunta: Porque inventamos isso?

Resposta: Sim, nós inventamos. E sempre viramos isso para o lado negativo.

Pergunta: Você não encontra muita coisa positiva em um ser humano, não é?

Resposta: O homem é egoísta. Não encontro nada de positivo nisso. Vemos em nós mesmos o quão incontroláveis somos. E a inteligência artificial também acabará por ser incontrolável. O que quer que o homem invente, ainda é para seu mal.

Pergunta: O que pode ser feito e como podemos fazer com que o homem invente algo para o bem? Para extrair algo positivo de nós, o que precisa ser feito?

Resposta: Sempre haverá algo negativo nisso. Sempre. Veja o que a humanidade está fazendo consigo mesma.

Comentário: Sim. Vai aos poucos…

Minha Resposta: À autodestruição.

Pergunta: Mas não vai chegar a esse ponto, certo? Isso não vai acontecer?

Resposta: Não sei se isso acontecerá. Parece-me que existe uma possibilidade disso, e uma grande possibilidade de começarmos a nos autodestruir.

Pergunta: Sim, mas podemos confiar na força superior para, de alguma forma, nos trazer de volta aos nossos sentidos? Você sempre fala sobre a alta governança.

Resposta: A força superior não é, em última análise, a inteligência superior a que nos referimos. O poder superior é algo que pode estar acima do nosso egoísmo e não temos absolutamente nenhum contato com ele. Não temos nenhuma conexão com o que é superior ao nosso egoísmo.

Pergunta: E diante deste abismo que está bem na sua frente, podemos de repente desacelerar e perceber que devemos nos elevar acima do egoísmo, que foi isso que nos trouxe a isso?

Resposta: Como podemos saber isso?

Comentário: Virá de cima de alguma forma. Não há outra maneira, você diz.

Minha Resposta: Não faço ideia.

Comentário: Você não quer nos dar uma pequena chance.

Minha Resposta: Eu não daria uma chance ao homem.

Comentário: Afinal, é criação de Deus.

Minha Resposta: Não, não, não somos criaturas de Deus e não podemos esperar que o Criador sempre nos proteja e sempre nos separe de alguma forma. Pessoalmente, não espero que sim.

É claro que, em última análise, Ele é bom e faz o bem. Mas talvez alcancemos esse bem através de enormes fracassos, sofrimentos e guerras.

Comentário: Vemos que este é realmente o caso.

Minha Resposta: Mas isso não é tudo. O que a Bíblia diz e assim por diante é que poderia ser muito pior.

Pergunta: Mas a razão pela qual as coisas poderiam ser piores, talvez ainda de alguma forma entre em nós?

Resposta: Não, vemos que isso não acalma o humano.

Pergunta: Estou sempre tentando encontrar com você alguma maneira de sair dessa situação. E você diz que um humano ainda é um sistema negativo?

Resposta: Sim, claro. O homem é um sistema negativo e está constantemente caminhando para a autodestruição e, antes disso, praticamente nada pode detê-lo.

Pergunta: Podemos atrair coisas positivas? Podemos em algum momento, certo?

Resposta: Esperamos que sim.

Comentário: Outra ideia sobre a inteligência artificial é que ela fará com que a humanidade não precise trabalhar. Então a questão principal será a busca pelo sentido da vida. Ou seja, chegaremos ao sentido da vida a partir do tédio, do fato de não termos emprego.

Minha Resposta: O sentido da vida agora é trabalhar?

Comentário: Sim, parece isso.

Minha Resposta: Não está claro: agora o sentido da vida é trabalhar, e depois o sentido da vida será não trabalhar.

Pergunta: Então você não aceita esta conexão lógica?

Resposta: Não.

Pergunta: Você está dizendo que precisamos procurar o sentido da vida agora?

Resposta: Devemos nos desenvolver de forma a compreender que o próprio trabalho também tem sentido. E definitivamente precisamos tornar nosso trabalho o mais elevado possível, ou seja, aquele que eleve o homem, transforme-o em um ser humano razoável. É verdade.

Comentário: Em princípio, trabalhar para ganhar dinheiro, trabalhar para sustentar a família…

Minha Resposta: Não, não. Tudo irá desaparecer em breve.

Pergunta: E se, digamos, acabar o trabalho em que tive o sentido da vida. Como não perco o sentido da vida com o fim deste trabalho?

Resposta: Quando você sente que não precisa trabalhar para viver, você tem a oportunidade de ter outro objetivo para viver.

Pergunta: Então, se eu compreender o objetivo, quaisquer mudanças que ocorram num nível inferior não serão mais importantes. Eu não trabalho ou trabalho, não importa. O principal é compreender o objetivo. Sobre o que é isso?

Resposta: Acho que esse trabalho será para que nos elevemos o tempo todo e nos aproximemos do Criador em nossa unidade. Nosso trabalho será o quanto cada um de nós se refinará todos os dias para se elevar acima de si mesmo.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 09/11/23