Contra Sua Natureza

528.01Os princípios básicos do trabalho em grupo são a inclusão mútua e a abolição do egoísmo mútuo. Você pode alcançar este estado através da reaproximação com seus amigos na dezena e através do estudo conjunto dos materiais Cabalísticos do Baal HaSulam e do Rabash. Dá muito trabalho quando os amigos se reúnem, leem artigos, discutem e assim se aproximam.

Pergunta: Mas a nossa natureza é o egoísmo. Uma pessoa é capaz de se anular?

Resposta: Sim. Uma pessoa pode abolir gradualmente o egoísmo estudando de acordo com o método Cabalístico.

Pergunta: Digamos que estamos lendo um artigo. O que devo anular?

Resposta: Ao ler o artigo, você se esforça em direção ao estado espiritual que ele descreve e, portanto, gradualmente se aproxima desse estado. É assim que avançamos.

Pergunta: A questão é que este é um exemplo de inclusão mútua. Eu posso entender isso. Lemos juntos, envolvo-me no texto e uno-me ao pensamento do autor. Que exemplo você pode dar de autoanulação?

Resposta: A anulação ocorre como resultado do fato de agirmos contra a nossa natureza para nos aproximarmos dos nossos amigos e do Criador. Através dos esforços, gradualmente nos aproximamos daquelas propriedades espirituais que designam o Criador: conexão, assistência mútua, amor e assim por diante.

Pergunta: Digamos que agora decidimos nos reunir em grupo para ler um artigo, e eu tenho outras coisas mais importantes para fazer com preenchimentos egoístas, mas as anulo e faço coisas espirituais. Você pode dizer que desta forma eu me anulo?

Resposta: Sim, isso também pode ser considerado uma anulação.

De KabTV, “Cabalá Prática”, 05/12/23