Consequências Da Revelação Espiritual

222Pergunta: No artigo do Baal HaSulam “Ela é como navios mercantes” (Shamati 121), está escrito que Moisés é modesto e paciente porque uma pessoa precisa aceitar sua humildade, ou seja, em cada estágio, deve se fortalecer na realização de sua humildade. O que isso significa?

Resposta: Todos deveriam se rebaixar diante dos amigos e, naturalmente, diante do Criador, e apegar-se a eles. A existência de alguém depende apenas de se apegar ao Criador através de seus amigos.

Ele deveria sentir-se o mais baixo, o mais fraco, o mais atrasado, e se ele se apegar aos seus amigos, através deles, ele se apegará ao Criador. Ser rebaixado na verdade aproxima a pessoa do Criador porque seu orgulho e ego são suprimidos.

Comentário: Mais adiante no artigo está escrito que no momento em que uma pessoa perde sua humildade, ela perde instantaneamente o grau de “Moisés”.

Minha Resposta: Sim. Como se diz de Moisés, ele sempre se sentiu abaixo dos outros, por isso foi o maior. Ele acreditava que todos os outros estavam acima dele; portanto, ele apenas os serviu.

Foi precisamente porque ele se preocupava com o povo que ele os liderou e foi o seu líder. Afinal, no caminho espiritual, quem se coloca abaixo dos outros é o mais avançado.

Se você sente que todos os amigos estão acima de você e são mais merecedores aos seus olhos, você pode ser o líder deles. Tal perspectiva é consequência da revelação espiritual.

Da Lição Diária de Cabalá 19/12/23, Escritos do Baal HaSulam, “Ela é como navios mercantes”