Alcançando O Mundo Espiritual

572.01Se muitas pessoas examinarem uma coisa espiritual, cada uma alcançará de acordo com sua imaginação e sentidos, vendo assim uma forma diferente (Baal HaSulam. Shamati 3, “A Questão da Consecução Espiritual”).

Todos alcançam a espiritualidade em seus Kelim (vasos). O que uma pessoa revela não pode sequer ser comparado com a realização de outra. Como posso entrar nele e experimentar seus Kelim por mim mesmo? Alcançamos tudo no nosso desejo e não no desejo de um amigo.

Pergunta: Qual é a diferença entre esses desejos?

Resposta: A diferença é puramente individual, impossível de explicar. Por exemplo, quando você ouve um som, você pode dizer que ele tem uma frequência de 400 Hz, uma certa velocidade e pressão, mas ainda assim você não pode compará-lo com a forma como um amigo o percebe, porque você o sente internamente, em você mesmo, e um amigo em si mesmo.

Pergunta: Se atingirmos os objetos espirituais, cada um em seus próprios Kelim, quais são as nossas chances de compreensão mútua e verdadeira unificação espiritual acima de todas as diferenças?

Resposta: Vocês não sentirão as diferenças. Em vez disso, alcançar o mundo espiritual os aproximará e fará com que vocês se entendam melhor.

Da Lição Diária de Cabalá 26/12/23, Escritos do Baal HaSulam, “A Questão da Consecução Espiritual”