Problemas Insolúveis

272Pergunta: Nas ciências exatas, existe um problema insolúvel quando os cientistas provam que algo não pode ser resolvido. Por exemplo, na astronomia, existe um problema de três corpos que não pode ser resolvido em geral, apenas em casos específicos. Ou a tarefa de parar um problema onde está provado que não pode ser resolvido algoritmicamente.

Isso é certo ou errado? Existem problemas que não podem ser resolvidos em nenhum nível? Ou são todos casos específicos?

Resposta: Eu diria que são tarefas que uma pessoa se propõe, com base nas limitações de seus conhecimentos e conclusões. Portanto, não podemos dizer que a natureza é, em princípio, incognoscível. Só podemos dizer que ainda não podemos saber disso.

Mas não dizemos que isto está completamente fechado às pessoas. Afinal, no passado as pessoas pensavam assim sobre alguns objetos e os limites do conhecimento, e então isso começou a se revelar cada vez mais nos níveis macro e micro. Temos alguns dados à nossa disposição para afirmar que existe um limite claro para o nosso conhecimento.

Pergunta: Uma pessoa sempre se esforçará pelo conhecimento ou esse desejo pode desaparecer nela?

Resposta: Acho que ela sempre se esforçará. Haverá altos, baixos e todos os tipos de períodos de desenvolvimento, como prova a história da humanidade. Mas, em geral, o processo de cognição é um processo de preenchimento e é ilimitado.

De KabTV, “Expresso de Cabalá”, 27/11/23