Perguntas Sem Respostas

198Penso que quando sabemos que realmente vivemos na incerteza, devemos admiti-lo; é de grande valor perceber que não sabemos as respostas para diferentes questões (Richard Feynman, físico teórico).

Pergunta: O que você pode dizer sobre isso?

Resposta: Existimos em algum volume da natureza, mas nem sequer conhecemos a parte em que vivemos e com a qual temos contato. Portanto, é difícil dizer o que mais precisamos descobrir para responder às perguntas: Quem somos? O que somos? Onde estamos? etc. São muitas perguntas, mas praticamente nenhuma resposta.

Quanto mais nos desenvolvemos, mais perguntas temos. Mesmo as respostas que recebemos anteriormente, hoje parecem de alguma forma incompletas, implícitas e pouco claras. É assim que vivemos.

Pergunta: Por que uma pessoa tem a sensação de que há algo escondido dela?

Resposta: Os animais também têm isso. Eles também existem em um mundo que não é totalmente claro para eles.

Mas para os humanos, isso está mais na área da cognição. Aqui, é claro, não podemos comparar com os animais; temos muito mais questões, ainda por cima teóricas, que emanam não do nosso ser, mas da nossa mente, do nosso desenvolvimento, da sua incompletude e inferioridade. Mesmo assim, de alguma forma lidamos com isso.

De KabYV, “Expresso de Cabalá”, 27/11/23