Como Se Conter Se Você Perder A Paciência

273.01Rabino Ila’a disse: ‘O mundo existe apenas por causa daquele que se restringe na luta (Hulin 89a) (Aquele que se restringe na luta, Rabash, Notas Sortidas No. 292).

Pergunta: Foi escrito pelos nossos sábios no tratado “Hulin” há 2.000 anos: O mundo existe apenas por causa daquele que se restringe na luta”.

Você pode explicar de que tipo de mundo estamos falando?

Resposta: O mundo significa todo o nosso mundo, toda a natureza, especialmente a natureza humana. Ela existe apenas porque as pessoas se restringem durante uma onda de egoísmo e ódio mútuo.

Pergunta: Hoje ninguém se contém em geral. Então, o que vai acontecer com o mundo?

Resposta: Devo ter medo do outro e então ficarei sentado em silêncio.

Pergunta: É isso que o mundo é hoje? O mundo do poder e demonstrando sua força. Isso não é verdade?

Resposta: Claro. Como o mundo pode ser verdadeiramente baseado nisso? Isso significa que nos fortaleceremos constantemente e esperaremos até podermos atacar o outro lado. E isso não é verdade.

Pergunta: Como chegamos a esta sabedoria de que “O mundo existe apenas por causa daquele que se restringe na luta? Como podemos aprender a nos conter na hora de uma briga?

Resposta: O mundo está, em princípio, aproximando-se um pouco mais disso com base no fato de que existem algumas oportunidades para exercer pressão sobre qualquer Estado através da opinião pública para que este se restrinja.

Mas isso ainda está muito longe de uma influência concreta e correta uns sobre os outros, além disso, uma boa influência, não sob ameaça de destruição, mas porque simplesmente não pode ser de outra forma. Esta não é a minha opinião; é a opinião de outras pessoas e eu me submeto a ela, e assim por diante.

Pergunta: Dizem “brigas”. Não é dito que se eles vieram para matá-lo, então não há como escapar, e você deve passar na frente dele e matá-lo. Isto é sobre uma briga. O que significa “uma briga”?

Resposta: É quando ainda não se recorre ao homicídio e há chance de persuasão, de algum tipo de negociação. Mas este ainda não é o caminho para a paz. “Esteja à frente dele e mate-o” não é o caminho para a paz.

Pergunta: Dizem que se alguém se controlar na hora de uma briga, ele próprio ficará sob muito estresse. Até os psicólogos continuam dizendo: “Não se contenha”. E assim por diante. O que você acha disso?

Resposta: Minha atitude em relação a isso é negativa. Se uma pessoa não se conter, destruirá tudo. Todo mundo certamente tem uma pedra ou uma faca em mãos. E se você for mais longe, então uma pistola e assim por diante. Ou seja, pouco de bom resultará disso.

Pergunta: Como você se contém se fica louco?

Resposta: Treine-se para não ficar.

Pergunta: Então você vê isso apenas como treinamento?

Resposta: Sim. E não se disperse. Contenha-se.

Pergunta: Não se disperse, você quer dizer no sentido de usar a força? É possível fugir por algum tempo?

Resposta: Você pode fugir.

Pergunta: Para nos encontrarmos mais tarde?

Resposta: Talvez.

Pergunta: Talvez e talvez não, você acha?

Resposta: Talvez não.

Pergunta: Ou seja, acima de tudo ainda deve haver contenção na hora de uma briga. Isso é possível em nosso mundo?

Resposta: Penso que precisamente no nosso mundo isso é mais possível do que tem sido, porque não temos quaisquer oportunidades especiais de reunir um exército, viajar para algum lugar e atacar alguém. Tudo isso não é mais tão real. Penso que hoje em dia é precisamente a dissuasão a melhor arma.

Pergunta: Então, em geral, todas as organizações que foram criadas depois das grandes guerras – as Nações Unidas, a Liga das Nações – foram todas com este propósito?

Resposta: Sim.

Pergunta: Mas não trouxe resultados tangíveis. Por quê?

Resposta: A natureza humana não mudou. Queriam fazer algum tipo de divisão, separação ou algo parecido. Mas como a natureza não muda, eles começaram a falar mais lindamente e nada mais.

Devemos entender que precisamos mudar internamente, e não ficar sentados em um lugar bonito.

Pergunta: Eu entendo o que você está dizendo. Por que os outros não entendem isso?

Resposta: É a natureza humana. O que você pode fazer com isso?

Pergunta: Quando entenderemos isso?

Resposta: Não tenho uma resposta para isso. Mas tenho certeza de que um dia entenderemos isso.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 19/10/23