Sirva O Grande

534A partir disso, a pessoa pode chegar à clara consciência de que não tem outra escolha senão abrir seu coração ao Criador para ajudá-la, de modo que o corpo concorde em escravizar-se ao Criador incondicionalmente, pois ela vê que não pode persuadir seu corpo a anular completamente. (Baal HaSulam, Shamati No. 5, “Lishma é um Despertar de Cima, e Por que Precisamos de um Despertar de Baixo?”)

Pergunta: O corpo (egoísmo) concordará em trabalhar sem recompensa apenas porque vê o Criador como grande. Isto servirá como pagamento pelo fato de ele trabalhar para o Criador.

Ainda existe um cálculo aqui, para servir em prol de alguém grande?

Resposta: Claro. É impossível fazê-lo sem qualquer cálculo porque o nosso desejo de receber nos coloca num caminho diferente; em vez de trabalhar para mim mesmo, faço isso para o Criador.

Pergunta: Então em que ponto estamos fazendo um esforço e que tipo de esforço é esse?

Resposta: Nossos esforços são direcionados contra o egoísmo, que constantemente nos distrai para suas próprias necessidades. Tente resolver tudo para que seus pedidos sejam menos egoístas.

Da Lição Diária de Cabalá 17/10/23, Escritos do Baal HaSulam, Shamati 5, “Lishma é um Despertar de Cima, e Por que Precisamos de um Despertar de Baixo?”